Os determinantes da ofensiva neoliberal para o Ensino Médio no contexto das contrarreformas

Autores

  • Rodrigo Coutinho Andrade

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2016.1454

Resumo

A materialização das políticas educacionais para o ensino médio, nos dias atuais, consolida, de modo rotundo, sua reestruturação curricular e político-pedagógica ancorada nos determinantes da ofensiva neoliberal de caráter ortodoxo. Tais transformações objetivam corresponder à formação do “homem de novo tipo”, no contexto de recomposição burguesa, por meio da sobrevalorização de imperativos ético-políticos para a harmonização do conflito de classe, assim como a inserção da juventude no mercado de trabalho sob a ideologia da empregabilidade, em tempos de intensificação da precariedade do trabalho e de ascensão do desemprego estrutural. Com isso, no presente artigo, objetivamos expor os impactos deste processo para o último nível de ensino da educação básica, ressaltando os mecanismos para a reorientação das finalidades formativas do nível de ensino em questão, por meio da análise sócio-histórica que condiciona os determinantes hegemônicos na atualidade.

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Publicado

2018-06-17

Como Citar

ANDRADE, R. C. Os determinantes da ofensiva neoliberal para o Ensino Médio no contexto das contrarreformas. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 47, p. 13–51, 2018. DOI: 10.62516/terra_livre.2016.1454. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1454. Acesso em: 6 out. 2024.