Modernização e Pesca Artesanal Brasileira: a expressão do “mal limpo”
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2018.1446Resumo
Este artigo problematiza sobre a questão ambiental na Geografia. Apresenta um caminho de compreensão, onde a dinâmica ambiental está associada às questões territoriais. Para discutir essa abordagem na Geografia brasileira, toma como referência os estudos relativos à pesca artesanal. Com base na compreensão de Serres sobre o sujo-limpo, aborda o embate entre projetos de modernização – o sujo - e os territórios e territorialidades tradicionais dos pescadores artesanais – o limpo -. Assim, entende que a modernização suja o território para se apropriar e dominar, o que se traduz em impactos ambientais, disputas no território e conflitos por território. Uma das consequências é a ruptura metabólica na dinâmica territorial das comunidades e povos tradicionais. A expressão espacial desse processo revela as faces da modernização: degradação, sobre-exploração e restrição ao acesso, e expropriação da terra. Nessa perspectiva analítica compreende-se que é possível constituir um horizonte de análise do conceito de ambiente, que distingue a Geografia das demais ciênciasDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-01-04
Como Citar
DE PAULA, C. Q.; SUERTEGARAY, D. M. A. Modernização e Pesca Artesanal Brasileira: a expressão do “mal limpo”. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 50, p. 97–130, 2019. DOI: 10.62516/terra_livre.2018.1446. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1446. Acesso em: 26 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.