A geopolítica da mídia no Brasil e no Mundo
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2018.1441Resumo
Com a ampliação e massificação da produção de informações pelos aparelhos multimidiáticos, sobretudo com a ascensão da internet nos finais da década de 80, é possível dizer que a revolução cibernética germinada nos auspiciosos anos da Guerra Fria assumiu contornos inéditos de sofisticação na luta travada entre interesses nacionais versus imperialismo (neocolonização). O surgimento das redes sociais, por exemplo, abriu espaço para um universo experimental de novas formas de relacionamento e articulação em torno de objetivos comuns, que, todavia verticalizadas em suas mediações e relações de força, não lograram uma alteração substancialmente qualitativa nos sistemas de informação. À luz destes mecanismos, o artigo busca articular tais aspectos multimidiáticos ao do Golpe de Estado configurado no Brasil em 2016.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-01-04
Como Citar
RAMOS, J. V. M.; BASTOS, J. M. A geopolítica da mídia no Brasil e no Mundo. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 50, p. 34–64, 2019. DOI: 10.62516/terra_livre.2018.1441. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1441. Acesso em: 6 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.