Os fundamentos ontológicos e epistemológicos da categoria natureza no pensamento geográfico moderno

Autores

  • Humberto Goulart Guimarães Mestrado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutorando em Geografia, nesta mesma Universidade. Seção Local: AGB Niterói. Professor de Geografia na Educação Básica no Estado do Rio de Janeiro. http://orcid.org/0000-0002-6636-0661

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os fundamentos ontológicos e epistemológicos da categoria Natureza no Pensamento Geográfico moderno. Parto da hipótese de que as heranças que fazem o Pensamento Geográfico tributário do ser-no-mundo moderno-ocidental estão relacionadas a antinomia Eu(Homem)/Mundo(Natureza). O impasse que irá dificultar a superação dessa antinomia é o que tratarei como metafísico-racionalista-organicista, um complexo de impasses ou "movimentos cosmológicos" que estão atrelados à construção de Totalidades fragmentárias. Isto posto, algumas reflexões podem ser realizadas desdobrando-se em três questões: 1) A origem da dicotomia Homem/Natureza é a fragmentação do saber ou as concepções abstratas de Natureza e Homem herdadas pela Geografia? 2) Quais as concepções gerais de Natureza e de Homem predominantes na Geografia moderna? 3) Qual relação ou integração Homem-Natureza as concepções utilizadas nas pesquisas contemporâneas legitimam? O presente trabalho não é um projeto pretensioso em esgotar o tema, pois visa instigar ainda mais o diálogo sobre os modos de se conceber a categoria Natureza e sua integração-imbricação com a categoria Homem no Pensamento Geográfico.      

Biografia do Autor

Humberto Goulart Guimarães, Mestrado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutorando em Geografia, nesta mesma Universidade. Seção Local: AGB Niterói. Professor de Geografia na Educação Básica no Estado do Rio de Janeiro.

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal Fluminense sob orientação do professor Dr. Ruy Moreira. Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2006) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense com ênfase no estudo de Ordenamento Territorial e Ambiental (2010). Atua como Professor I (ensino fundamental) de Geografia no município de Magé (Escola Municipal Comendador Délio Pereira Sampaio) e no município de Cabo Frio (Escola Municipal Luis Lindenberg). Busca enfatizar seu argumento lógico através do Saber Geográfico enquanto interpretação integrativa dos fenômenos terrestres travando diálogo nos seguintes escopos críticos: a inter-relação entre Geografia Social e Ecologia Profunda, Método e Epistemologia em Geografia, Fundamentos Ontológicos da História do Pensamento Geográfico e Ensino-Aprendizagem em Geografia.

Downloads

Publicado

2018-10-13

Como Citar

GUIMARÃES, H. G. Os fundamentos ontológicos e epistemológicos da categoria natureza no pensamento geográfico moderno. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 49, p. 13–51, 2018. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1270. Acesso em: 28 mar. 2024.