Os fundamentos ontológicos e epistemológicos da categoria natureza no pensamento geográfico moderno
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2017.1270Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar os fundamentos ontológicos e epistemológicos da categoria Natureza no Pensamento Geográfico moderno. Parto da hipótese de que as heranças que fazem o Pensamento Geográfico tributário do ser-no-mundo moderno-ocidental estão relacionadas a antinomia Eu(Homem)/Mundo(Natureza). O impasse que irá dificultar a superação dessa antinomia é o que tratarei como metafísico-racionalista-organicista, um complexo de impasses ou "movimentos cosmológicos" que estão atrelados à construção de Totalidades fragmentárias. Isto posto, algumas reflexões podem ser realizadas desdobrando-se em três questões: 1) A origem da dicotomia Homem/Natureza é a fragmentação do saber ou as concepções abstratas de Natureza e Homem herdadas pela Geografia? 2) Quais as concepções gerais de Natureza e de Homem predominantes na Geografia moderna? 3) Qual relação ou integração Homem-Natureza as concepções utilizadas nas pesquisas contemporâneas legitimam? O presente trabalho não é um projeto pretensioso em esgotar o tema, pois visa instigar ainda mais o diálogo sobre os modos de se conceber a categoria Natureza e sua integração-imbricação com a categoria Homem no Pensamento Geográfico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.