A produção do conforto térmico no interior de residências: estudo de caso em Londrina-PR
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2017.1074Resumo
O objetivo da presente pesquisa é analisar a influência da produção e organização do espaço urbano de Londrina (PR) no conforto térmico do interior das residências urbanas. Para tanto, fez-se uso de dados socioeconômicos a partir do IBGE de três residências com características construtivas; locacionais e sociais distintas, assim como a geração de dados de temperatura e umidade no interior de cada uma por meio da instalação de aparelhos termo-higrômetros. Os aparelhos armazenaram dados de temperatura e umidade em dois períodos distintos, que representaram o verão e inverno (dias 03 a 23 de janeiro de 2015 e 25 de julho a 14 de agosto de 2015). Os resultados indicam que as populações com renda mais baixa residem em áreas com preços mais acessíveis e que apresentam edificações com padrões construtivos mais baratos (madeira; e alvenaria simples); estas apresentam padrões de desconforto quanto ao calor e ao frio, enquanto que a residência que abriga uma família com maior poder aquisitivo, de alvenaria, possui índices que indicam zona de conforto, tanto no verão como no inverno.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-10-13
Como Citar
BEZERRA MANGILI, F.; ELY, D. F. A produção do conforto térmico no interior de residências: estudo de caso em Londrina-PR. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 49, p. 52–86, 2018. DOI: 10.62516/terra_livre.2017.1074. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1074. Acesso em: 20 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.