Condicionantes Geoambientais e clima urbano, o caso de Presidente Prudente-SP
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2017.1014Resumo
As cidades sofreram diversas alterações em função da ação antrópica, resultando num processo intenso de adensamento e verticalização que criou rugosidades na superfície e modificou as trocas de energia entre a superfície e a baixa troposfera. Em 1976 o professor Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro formulou uma proposta de análise destas interferências nos climas das cidades e propôs uma apreciação integrada entre os condicionantes urbanos e os geoambientais de cada ambiente específico, a fim de compreender as anomalias de temperatura e higrometria das cidades. Sendo assim, o presente estudo buscou relacionar a temperatura da superfície detectada em Presidente Prudente com os aspectos geoambientais (hipsometria declividade e orientação das vertentes) encontrados na cidade. A análise mais detalhada terá como referência os bairros Cohab e Cecap, uma vez que lá foram encontradas as maiores temperaturas da superfície. Como resultado geral compreende-se que o clima urbano não pode ser somente explicado ou entendido através de um único viés de análise, pois este fenômeno é resultante de toda estrutura da cidade, desde os aspectos físicos, como também os urbanos e humanos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.