GEOGRAFIA E LITERATURA

HEROÍNAS NEGRAS NA SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62516/rfg.v5i1.3779

Palavras-chave:

Geografia, Literatura, identidade, heroínas negras

Resumo

A sequência didática objetiva integrar as disciplinas de Geografia e Literatura, utilizando narrativas de resistência, identidade e território para desenvolver habilidades de leitura, interpretação e análise textual, vinculando conhecimentos geográficos e literários para democratizar o acesso às histórias de mulheres negras que contribuíram para transformação da sociedade brasileira. Ademais, pretende-se reconhecer a influência das manifestações culturais africana e afro-brasileiras no espaço geográfico brasileiro, como também estimular consciência crítica por meio da leitura, produções escritas e a oralidade. Pensando em introduzir uma abordagem da pluralidade cultural, filiando-se a uma postura política e comprometida com a formação integral, ética e crítica dos estudantes, depois do momento de discussão do livro, foi iniciada a produção de estandartes, que carregavam a memória dessas grandes mulheres que mudaram o Brasil. Os estudantes construíram os estandartes das heroínas negras a partir de materiais da escola e reutilizaram objetos de suas casas. A sequência didática foi concluída com um trabalho de campo pelo Circuito de Herança Africana, na zona portuária do Rio de Janeiro, também considerada como Pequena África.

Palavras-chaves: Geografia, Literatura, identidade, heroínas negras.

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Biografia do Autor

Jessilyn Gomes da Silva, SME/RJ

Mestre em Ensino de Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) na Faculdade de Formação de Professores (FFP) . Graduada em Licenciatura em Geografia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora de Geografia da Rede Municipal do Rio de Janeiro e associada à Seção Local Niterói pela Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB).

Raquel Safra da Silva Pardinho, SME/RJ

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas e Especialista em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol pelo Colégio Pedro II e professora de Língua Portuguesa da rede municipal do Rio de Janeiro 

Referências

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Publicado

2025-07-31

Como Citar

Gomes da Silva, J., & Safra da Silva Pardinho, R. (2025). GEOGRAFIA E LITERATURA: HEROÍNAS NEGRAS NA SALA DE AULA. Revista Fluminense De Geografia, 5(1). https://doi.org/10.62516/rfg.v5i1.3779

Edição

Seção

Relatos de Experiência