GEOGRAFIA E LITERATURA
HEROÍNAS NEGRAS NA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.62516/rfg.v5i1.3779Keywords:
Geografia, Literatura, identidade, heroínas negrasAbstract
A sequência didática objetiva integrar as disciplinas de Geografia e Literatura, utilizando narrativas de resistência, identidade e território para desenvolver habilidades de leitura, interpretação e análise textual, vinculando conhecimentos geográficos e literários para democratizar o acesso às histórias de mulheres negras que contribuíram para transformação da sociedade brasileira. Ademais, pretende-se reconhecer a influência das manifestações culturais africana e afro-brasileiras no espaço geográfico brasileiro, como também estimular consciência crítica por meio da leitura, produções escritas e a oralidade. Pensando em introduzir uma abordagem da pluralidade cultural, filiando-se a uma postura política e comprometida com a formação integral, ética e crítica dos estudantes, depois do momento de discussão do livro, foi iniciada a produção de estandartes, que carregavam a memória dessas grandes mulheres que mudaram o Brasil. Os estudantes construíram os estandartes das heroínas negras a partir de materiais da escola e reutilizaram objetos de suas casas. A sequência didática foi concluída com um trabalho de campo pelo Circuito de Herança Africana, na zona portuária do Rio de Janeiro, também considerada como Pequena África.
Palavras-chaves: Geografia, Literatura, identidade, heroínas negras.
Downloads
References
ARRAES, Jarid. "Heroínas Negras brasileiras: em 15 cordéis" - São Paulo: Seguinte, 2020.
FERREIRA, Aparecida de Jesus. Formação de professores raça/etnia: reflexões e sugestões de materiais de ensino em português e inglês. 2. ed. Cascavel: Editora Assoeste, 2006. p. 51-66.
LEFEBVRE, Henri. Espaço e política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.
WALSH, Catherine. Interculturalidade e (des) colonialidade: perspectivas críticas e políticas. In: Congresso ARIC, XII. Conferência Inaugural. Florianópolis: 29 jun. 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Jessilyn Gomes da Silva, Raquel Safra da Silva Pardinho

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Fluminense de Geografia pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.




