Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

A Revista Fluminense de Geografia é uma revista da Associação dos/as Geógrafos/as Brasileiros/as - AGB, seção local Niterói/RJ, divulgada por meio digital. É uma revista científica oriunda do Boletim Fluminense de Geografia, publicado pela primeira vez no ano de 1993. Inicialmente o Boletim, e posteriormente a Revista, tiveram suas edições em formato impresso, passando ao formato digital em 2005. Desde então, os números publicados passaram a ser neste formato. A Revista Fluminense é uma revista científica que busca abranger e articular sua divulgação nas diferentes escalas (local, regional, nacional e internacional), cujo objetivo é divulgar artigos, resenhas, ensaios, entrevistas, práticas pedagógicas, relatórios e sequências didáticas, relacionadas às diferentes áreas do conhecimento geográfico. Além disso, propõe-se publicizar produções artísticas como fotografias, poesias, desenhos e similares, desde que estabeleçam um diálogo com a referida área do conhecimento. Destina-se aos/às associados/as da AGB, aos docentes universitários e da educação básica, envolvidos/as diretamente com a prática educativa, aos estudantes da Geografia (graduação e pós) e aqueles/as que produzem pesquisas sobre as diferentes temáticas geográficas. E demais interessados no estudo do conhecimento geográfico. São aceitas contribuições nos seguintes idiomas: português, inglês e espanhol, desde que corresponda ao idioma original do(s) autor(es).

Os originais submetidos à revista serão encaminhados para à comissão editorial, responsável pelo processo de avaliação. Caso haja necessidade, a comissão solicitará avaliação dos trabalhos por pares. Nesse caso os textos enviados aos avaliadores ad hoc, conforme a necessidade requerida pela temática, sem a identificação de autoria, como forma de garantir um parecer isento de qualquer influência. Após a avaliação, se aprovados, o material   em   seus   diversos   formatos   será   encaminhado   para   a   publicação.

O processo de seleção para a possível publicação dos textos, artigos, propostas didáticas e demais formatos envolve um prazo máximo de 180 dias a partir da data de submissão do autor.

Para tornar-se apto para publicação os textos, artigos, propostas didáticas ou demais formatos não podem ter recebido nenhum parecer que o rejeite, mas o material poderá ser publicado caso o parecer do avaliador requeira correções obrigatórias. Retorno aos autores: Após a avaliação, os materiais retornam aos autores para ciência e eventuais correções. Após feitas as correções, há duas conferências, uma feita pelo parecerista e outra pela comissão editorial, para a efetiva certificação que as correções solicitadas foram realizadas. O Editor e a Comissão Editorial finalizam a seleção e autorizam a publicação.

I- Artigos

A – Devem ter no mínimo 10 laudas e no máximo 20 laudas, incluindo figuras (mapas, ilustrações, fotos, gráficos etc.), tabelas, notas, referências bibliográficas e resumos. A lauda corresponde a 30 linhas em espaçamento 1,5, composto em doc, docx e odt, tamanho 12, fonte Times New Roman.

B – O material deve conter o título e subtítulo do trabalho (se houver), o(s) nome(s) do(s) autor(es) e suas respectivas titulação, função e instituição a qual se vincula. O texto deverá ser estruturado em introdução, desenvolvimento, considerações finais, referências bibliográficas, resumos e notas.

C – Os textos devem ser acompanhados de um resumo em português de, no máximo, 300 caracteres e 3 a 5 palavras-chave que identifiquem o conteúdo do trabalho. O mesmo resumo e palavras-chave devem ser apresentados em outro idioma (espanhol ou inglês), acrescidos no início do texto (após o título e identificação da autoria).

D – Fotos, desenhos, mapas, gráficos deverão aparecer no corpo do trabalho. O mesmo se aplica às tabelas.

E – As notas devem ser numeradas sequencialmente em caractere normal, em fonte Times New Roman, tamanho 10. Notas longas devem ser evitadas.

F – As referências bibliográficas devem aparecer no final do trabalho, em ordem alfabética e devem seguir as especificações contidas no Guia para normalização de referências bibliográficas, tais como:

  • para livro: SOBRENOME DO AUTOR, Título. Edição. Local: Editora, ano. Páginas ou volumes.
  • para tese ou dissertação: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título. Ano. Páginas ou volumes. Tipo de trabalho (grau e área de concentração) – Unidade de ensino, Instituição onde o trabalho foi apresentado.
  • para artigos de revistas técnicas: SOBRENOME DO AUTOR do artigo, Prenome. Título do artigo. Título do Periódico, local de publicação, número do volume, número do fascículo, página inicial e final do artigo,
  • trabalhos apresentados em eventos: SOBRENOME DO AUTOR do artigo, Prenome. título do artigo. In: TÍTULO DO EVENTO, número, ano de realização e local de realização do título da publicação. Local: Editora, ano. Indicação da parte referenciada.

G - Toda referência bibliográfica com citação direta, feita ao longo do texto deverá vir entre parênteses, indicando o sobrenome do autor, data da publicação e número da página. Exemplo: (SANTOS, 2000, p. 68) ou Santos (2000, p. 68).

H - Toda citação indireta deve vir no seguinte formato: Santos (2000) ou (SANTOS, 2000). II – Entrevistas:

A - as entrevistas não deverão exceder 10 laudas, com data e local da entrevista e dados do entrevistado.

  • - o     texto     deve     vir      acompanhado     de     autorização,     por     escrito,     do    
  • - perguntas e respostas devem ser precedidas das iniciais do entrevistador e do entrevistado,
  • – Notas:

A - para essa seção será aceito textos sobre eventos científicos realizados, relatos de trabalhos de campo, comunicações sobre pesquisas em andamento, entre outras, entre 5 e 10 laudas.

  • – Resenhas:

A - para essa seção será aceita resenhas informativas de obras (livros, capítulo de livro, revista especializada, artigo de revista especializada, teses e dissertações, entre outros) de interesse à ciência geográfica, acompanhadas ou não de apreciação crítica, entre 3 e 5 laudas.

B - dados completos da obra resenhada devem estar no início do texto.

  • - Produções artísticas como fotografias, poesias, desenhos, pinturas e similares serão recebidos, preferencialmente os que estabelecem diálogo com a Geografia e as Ciências Humanas e Sociais. Todas as produções submetidas devem respeitar os princípios éticos e morais que prezam pela diversidade e igualdade de posições dentro das diferentes matrizes culturais, políticas, econômicas ou sociais.
  • - Relatos de Experiências - trata-se da apresentação de uma reflexão sucinta, a partir de uma organização estruturada pelo próprio formador (com introdução, desenvolvimento e conclusão), no qual possa analisar aspectos que considere significativos na evolução de sua prática docente, indicando os aspectos positivos e as dificuldades identificadas na organização e no desenvolvimento da aula, de oficinas , os resultados e outros elementos que julgar pertinentes. O relato de experiência, de forma geral, deverá conter informações sobre a atividade que foi realizada, conforme informações do planejamento, e resultados alcançados fazendo a relação entre teoria e prática, conhecimentos desenvolvidos no curso e aplicados na prática.

Artigos

Política padrão de seção

Espaço de Diálogo

Publica opiniões para debate entre leitores e leitoras

Bala-laika

Publicação de poesias e outros textos

Geografando

Publicar contos

Relatos de Experiência

Experiências em Geografia

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.