A RELAÇÃO MULTIFACETADA DA TERRITORIALIZAÇÃO DO CAPITALISMO NA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES METROPOLITANAS
Palavras-chave:
Territorialização, Capitalismo, IdentidadeResumo
O presente trabalho objetiva demonstrar como ocorre a relação multifacetada da territorialização do capitalismo na construção das identidades metropolitanas. Esta territorialização é concebida, aqui, como ‘apropriação simbólica’ dos valores culturais-identitários, componentes fundamentais de uma sociedade. Neste âmbito, o capitalismo tende a se apropriar das ações humanas teleguiando-as conforme seus interesses. Através da obtenção desmedida do lucro capitalista, o homem metropolitano vivencia uma crise de identidade. Diante disso, ele olha o espaço que produziu e se reconhece nele um estranho. Vê diminuída sua capacidade de articulação e mobilidade social. Os movimentos sociais urbanos são enfraquecidos e o espaço urbano torna-se, através do uso, território do capital.
Downloads
Referências
BENKO, Georges. Economia Espaço e Globalização na aurora do século XXI. São Paulo: Hucitec, 2002.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. Espaço-Tempo na metrópole: A fragmentação da vida cotidiana. São Paulo: Contexto, 2002.
HARVEY, David. Condição Pois Moderna. São Pulo: Loyola, 2001.
MARIZ, Cecília L. O estrangeiro e o homem Moderno. In: Caderno de Estudos de Sociologia. Recife: Volume 4, n. 1, p. 85-94, Jan/Jun., 1988.
PARK, Robert Ezra. A cidade: sugestões para a investigação do comportamento humano no meio urbano. In: : VELHO, Otávio Guilherme (org.) O fenômeno urbano. São Pulo: Zahar editores, 1967
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: Técnica e tempo, Razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2002.
SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993
SANTOS, Milton. Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.
SIMMEL, Georges. A metrópole e a vida mental. In: VELHO, Otávio Guilherme (org.) O fenômeno urbano. São Pulo: Zahar editores, 1967.
SIMMEL, Georges. Georges Simmel: Sociologia. São Paulo: Ática, 1993.
SINGER, Paul. Globalização e Desemprego: diagnóstico e alternativas – São Paulo: Contexto, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Fluminense de Geografia pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.