A RELAÇÃO MULTIFACETADA DA TERRITORIALIZAÇÃO DO CAPITALISMO NA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES METROPOLITANAS
Keywords:
Territorialização, Capitalismo, IdentidadeAbstract
O presente trabalho objetiva demonstrar como ocorre a relação multifacetada da territorialização do capitalismo na construção das identidades metropolitanas. Esta territorialização é concebida, aqui, como ‘apropriação simbólica’ dos valores culturais-identitários, componentes fundamentais de uma sociedade. Neste âmbito, o capitalismo tende a se apropriar das ações humanas teleguiando-as conforme seus interesses. Através da obtenção desmedida do lucro capitalista, o homem metropolitano vivencia uma crise de identidade. Diante disso, ele olha o espaço que produziu e se reconhece nele um estranho. Vê diminuída sua capacidade de articulação e mobilidade social. Os movimentos sociais urbanos são enfraquecidos e o espaço urbano torna-se, através do uso, território do capital.
Downloads
References
BENKO, Georges. Economia Espaço e Globalização na aurora do século XXI. São Paulo: Hucitec, 2002.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. Espaço-Tempo na metrópole: A fragmentação da vida cotidiana. São Paulo: Contexto, 2002.
HARVEY, David. Condição Pois Moderna. São Pulo: Loyola, 2001.
MARIZ, Cecília L. O estrangeiro e o homem Moderno. In: Caderno de Estudos de Sociologia. Recife: Volume 4, n. 1, p. 85-94, Jan/Jun., 1988.
PARK, Robert Ezra. A cidade: sugestões para a investigação do comportamento humano no meio urbano. In: : VELHO, Otávio Guilherme (org.) O fenômeno urbano. São Pulo: Zahar editores, 1967
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: Técnica e tempo, Razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2002.
SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993
SANTOS, Milton. Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.
SIMMEL, Georges. A metrópole e a vida mental. In: VELHO, Otávio Guilherme (org.) O fenômeno urbano. São Pulo: Zahar editores, 1967.
SIMMEL, Georges. Georges Simmel: Sociologia. São Paulo: Ática, 1993.
SINGER, Paul. Globalização e Desemprego: diagnóstico e alternativas – São Paulo: Contexto, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Fluminense de Geografia pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.