NOTAS SOBRE O CARIRI DO INÍCIO DO SÉCULO XX
Palavras-chave:
Cariri Cearense, Espaço Agrário, Caldeirão, Modernização, ÉticaResumo
A partir de uma leitura geográfica sobre os fenômenos políticos ocorridos nas primeiras décadas do século XX, no sul cearense identificamos a presença de dois tipos de organização e ocupação do espaço agrário. O primeiro, diretamente vinculado ao Padre Cícero que implementou uma organização social fundamentada na pequena propriedade individual da terra (Padrão Juazeiro). O segundo tipo é retratado com base nas formas de organização da auto-suficiência sócio-religiosa do povoado de Caldeirão, conduzido pelo Beato Zé Lourenço. No Caldeirão a questão fundamental é o uso coletivo da propriedade de terra (Padrão Caldeirão). A diferença fulcral entre os dois padrões reside no fato de que o segundo não vingou. Foi fortemente sufocado pelo poder central do Estado que então surgia preocupado em isolar e extinguir as manifestações que ameaçassem a unidade territorial da recém-criada república.
Downloads
Referências
AB’Sáber, Aziz Nacib. Sertões e sertanejos: uma geografia humana sofrida. In Dossiê Nordeste seco. USP, Estudos avançados nº 36, vol. 13, São Paulo: 1999.
ANDRADE, Manoel Correia de. A terra e o homem no Nordeste: contribuição ao estudo da questão agrária no Nordeste. Recife: Editora Universitária da UFPE, 1998.
BARROS, Luitgarde Oliveira Cavalcanti. A terra da mãe de Deus. Ed. Francisco Alves: INL, Rio de Janeiro: Brasília, 1988.
DELLA CAVA, R. Milagre em Juazeiro. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.
FACÓ, Rui. Cangaceiros e Fanáticos. Ed.Bertrand Brasil, 1991.
FIGUEIREDO FILHO, J. de. História do Cariri Vol. IV. Crato-Ceará: Faculdade de Filosofia do Crato, 1968.
GONÇALVES, C. Ubiratan. A invenção da região do Cariri entre o messianismo e a ética capitalista. In: LIMA, Marinalva Vilar et al. Estudos Regionais: Limites e possibilidades. Crato-Ceará: NERE/Ed.Ceres, 2004.
______________________. A localização como sentido de estratégia. Jornal do Cariri, Juazeiro do Norte/CE, n. 2105, vol.VII, 05/08/2004, Ed. Chapada do Araripe.
LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1997.
PINHEIRO, Francisco José. Os povos nativos do Ceará (uma síntese possível) In:. Ceará de Corpo e alma: um olhar contemporâneo de 53 autores sobre a Terra da Luz. CHAVES, Gilmar. Relume Dumará, 2002.
PUNTONI, Pedro. A Guerra dos Bárbaros. São Paulo: Hucitec:Edusp:Fapesp, 2002.
QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. O Messianismo no Brasil e no Mundo. São Paulo: Ed. Dominus, 1965.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Fluminense de Geografia pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.