NOTAS SOBRE O CARIRI DO INÍCIO DO SÉCULO XX
Keywords:
Cariri Cearense, Espaço Agrário, Caldeirão, Modernização, ÉticaAbstract
A partir de uma leitura geográfica sobre os fenômenos políticos ocorridos nas primeiras décadas do século XX, no sul cearense identificamos a presença de dois tipos de organização e ocupação do espaço agrário. O primeiro, diretamente vinculado ao Padre Cícero que implementou uma organização social fundamentada na pequena propriedade individual da terra (Padrão Juazeiro). O segundo tipo é retratado com base nas formas de organização da auto-suficiência sócio-religiosa do povoado de Caldeirão, conduzido pelo Beato Zé Lourenço. No Caldeirão a questão fundamental é o uso coletivo da propriedade de terra (Padrão Caldeirão). A diferença fulcral entre os dois padrões reside no fato de que o segundo não vingou. Foi fortemente sufocado pelo poder central do Estado que então surgia preocupado em isolar e extinguir as manifestações que ameaçassem a unidade territorial da recém-criada república.
Downloads
References
AB’Sáber, Aziz Nacib. Sertões e sertanejos: uma geografia humana sofrida. In Dossiê Nordeste seco. USP, Estudos avançados nº 36, vol. 13, São Paulo: 1999.
ANDRADE, Manoel Correia de. A terra e o homem no Nordeste: contribuição ao estudo da questão agrária no Nordeste. Recife: Editora Universitária da UFPE, 1998.
BARROS, Luitgarde Oliveira Cavalcanti. A terra da mãe de Deus. Ed. Francisco Alves: INL, Rio de Janeiro: Brasília, 1988.
DELLA CAVA, R. Milagre em Juazeiro. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.
FACÓ, Rui. Cangaceiros e Fanáticos. Ed.Bertrand Brasil, 1991.
FIGUEIREDO FILHO, J. de. História do Cariri Vol. IV. Crato-Ceará: Faculdade de Filosofia do Crato, 1968.
GONÇALVES, C. Ubiratan. A invenção da região do Cariri entre o messianismo e a ética capitalista. In: LIMA, Marinalva Vilar et al. Estudos Regionais: Limites e possibilidades. Crato-Ceará: NERE/Ed.Ceres, 2004.
______________________. A localização como sentido de estratégia. Jornal do Cariri, Juazeiro do Norte/CE, n. 2105, vol.VII, 05/08/2004, Ed. Chapada do Araripe.
LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1997.
PINHEIRO, Francisco José. Os povos nativos do Ceará (uma síntese possível) In:. Ceará de Corpo e alma: um olhar contemporâneo de 53 autores sobre a Terra da Luz. CHAVES, Gilmar. Relume Dumará, 2002.
PUNTONI, Pedro. A Guerra dos Bárbaros. São Paulo: Hucitec:Edusp:Fapesp, 2002.
QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. O Messianismo no Brasil e no Mundo. São Paulo: Ed. Dominus, 1965.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Fluminense de Geografia pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.