Corporeidade e diferença na Geografia Escolar e na Geografia da Escola: uma abordagem interseccional de raça, etnia, gênero e sexualidade no espaço educacional
Resumo
Este artigo é composto por reflexões que emergem em meio a estudos e pesquisas com a questão da diferença – étnica, racial, de gênero e sexual – no campo da Geografia e áreas afins, algumas dos quais voltadas para processos e espaços educacionais. Inicialmente articulamos as questões etnicorraciais, de gênero e sexualidade com a Geografia Escolar nas perspectivas crítica e “pós-críticas”. Posteriormente, refletimos a diferença e a abordagem interseccional que articulam marcas ou marcadores, tendo em vista estudos de relações raciais, feministas e queer. Abordamos ainda o corpo e a corporeidade na análise espacial e trazemos alguns casos noticiados por jornais acontecidos em escolas. Ao final, propomos alguns pontos de discussão acerca do tema face a demandas sociais.Downloads
Publicado
2018-02-25
Como Citar
RATTS, A. P. Corporeidade e diferença na Geografia Escolar e na Geografia da Escola: uma abordagem interseccional de raça, etnia, gênero e sexualidade no espaço educacional. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 46, p. 114–141, 2018. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/680. Acesso em: 20 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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