TERRITÓRIO DE LUZES E SOMBRAS: A PROPOSTA DE ENSINO DE GEOGRAFIA DA CENP

Autores

  • SHOKO KIMURA

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2009.276

Resumo

O texto trata da chamada Proposta de Ensino de Geografia da Cenp, de São Paulo, contextualizando-a no campo do currículo, da Geografia e das transformações sociopolíticas do Brasil desde a ditadura militar instaurada em 1964. Ele busca explicar a construção da  proposta nesse contexto, enfatizando a importância do processo de discussão desencadeada—discussão essa até então impedida no país.  O texto ainda analisa as proposições e as repercussões da proposta,  fazendo um relato mais próximo daquele do ribeirinho que percorre os igarapés e os meandros. Hoje, o estado de São Paulo está implementando um currículo oficial, estabelecido pela Res. SE 76/ 2008. Assim, alunos e professores recebem módulos, trazendo conteúdos e atividades pré-estabelecidos. Nesse contexto, o território de luzes propiciado pela proposta da Cenp significou uma abertura saudável dentro do campo democrático, onde se incluem os embates teóricos da época. Ele se intercala com o território das sombras traçadas pela ideologia que, compartilhada, cumpriu o seu papel enquantoideologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

SHOKO KIMURA

Professora-Associada da
Faculdade de Educação da
Universidade Federal de
Minas Gerais
Pesquisadora do PRODOC –
Grupo de Pesquisa sobre a
Condição e Formação Docente

Downloads

Publicado

2015-08-13

Como Citar

KIMURA, S. TERRITÓRIO DE LUZES E SOMBRAS: A PROPOSTA DE ENSINO DE GEOGRAFIA DA CENP. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 32, 2015. DOI: 10.62516/terra_livre.2009.276. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/276. Acesso em: 24 nov. 2024.