O estranho nas sombras
reflexões sobre o espaço, o território e as paisagens do medo
Palavras-chave:
paisagens do medo, territorialidade, códigos do espaçoResumo
Resumo: O presente ensaio objetivou a construção de possíveis correlações entre as territorialidades estabelecidas pelos mais diversos agentes e sua influência no espaço, como elementos capazes de construir símbolos ou códigos espaciais geradores de sentimentos ao ser humano, dentre os quais, o de medo. O texto se pautou numa análise de conceitos e teorias geográficas a respeito dos conceitos de espaço, território e paisagem, e suas possíveis repercussões na psicoesfera humana. Ao fim, concluiu-se que a ideia de paisagem do medo será sempre relativa e estará diretamente ligada à uma dicotomia entre a territorialidade que se vive e uma territorialidade que não se vive, portanto, decorrente de uma sensação de ruptura diante de códigos diferentes daqueles inerentes ao espaço que corriqueiramente se exerce a existência.
Referências
AMORIM, C. Comando Vermelho. Rio de Janeiro: BestBolso, 2011.
CASTRO, Nádile Juliane Costa de. Memórias de um mercado em abandono. Revista Ciências da Sociedade (RCS), Vol. 2, n. 3, p.319-329. 2018.
FOUCAULT, Michel. A Microfísica do Poder. 2. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
HAESBAERT, Rogério. Viver no Limite: Território e Multi/Transterritorialidade em tempos de in-segurança e contenção. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.
LEFEBVRE, Henry. A produção do espaço. Tradução Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins. 4. Ed. Paris: Anthropos, 2000.
LUPTON, Ellen. O design como storytelling. Osasco: Gustavo Gili, 2020.
RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Ática, 1993.
AUTOR. Além das grades: A integração dos presídios às redes territoriais do tráfico drogas (dissertação). Belém: PPGSP/UFPA, 2018.
AUTORES. A associação externa como forma de integração dos presídios às redes externas do tráfico: a percepção dos agentes territoriais da segurança pública no Pará. Estudos Geográficos, v. 16, n. 2, p. 157-173. 2018.
AUTORES Associação interna como forma de integração dos presídios às redes externas do tráfico: a percepção dos agentes territoriais da segurança pública no estado do Pará. Rev. direito GV, v. 15, n. 2, P. 1-20, 2019.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: Técnica e tempo, razão e emoção. 4. Ed. São Paulo: EDUSP, 2017.
_____. O Retorno do território. In: OSAL. Observatorio social de América latina. Território y movimientos sociales. Buenos Aires: CLACSO, 2005.
TUAN, Y. F. Paisagens do Medo. São Paulo: UNESP, 2005.
XAVIER, Adilson. Storytelling: Histórias que deixam marcas. Rio de Janeiro: best business, 2015.