A GEOGRAFIA, A EDUCAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DA IDEOLOGIA NACIONAL
Resumo
Este texto procura discutir os resultados de uma pesquisa de doutorado centrada em dois aspectos: um relacionado à formação docente e outro ao ensino de Geografia. No primeiro, discutimos a constituição dos saberes docentes; no segundo, abordamos a centralidade do ensino de geografia para a construção da ideologia nacional no Brasil. Constatamos que os saberes docentes são multifacetados, o que é confirmado pela literatura sobre o tema. Dedicamos especial atenção ao modo de raciocinar do professor: sua capacidade de articular conteúdos e conceitos e estabelecer nexos explicativos e relações, em suma, atribuir sentido e significado ao que ensinam. Esse processo parece ter grande importância na construção do conhecimento escolar e é essencial na definição do que é considerado um bom docente em Geografia. Em relação à centralidade do ensino de Geografia para a construção da ideologia nacional verificamos que a mesma se constitui a partir da referência à natureza e extensão territorial brasileiras, “nosso povo pacífico e ordeiro” e a partir da utilização intensiva do termo país, termo híbrido cujo sentido é construído na e a partir da escola básica, e que permanece bastante impreciso no campo das Ciências Humanas.
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