A GEOGRAFIA, A EDUCAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DA IDEOLOGIA NACIONAL

Autores

  • ROGATA SOARES DEL GÁUDIO
  • ROSALINA BATISTA BRAGA

Resumo

Este texto procura discutir os resultados de uma pesquisa de doutorado centrada em dois aspectos: um relacionado à formação docente e outro ao ensino de Geografia. No primeiro, discutimos a constituição dos saberes docentes; no segundo, abordamos a centralidade do ensino de geografia para a construção da ideologia nacional no Brasil. Constatamos que os saberes docentes são multifacetados, o que é confirmado pela literatura sobre o tema. Dedicamos especial atenção ao modo de raciocinar do professor: sua capacidade de articular conteúdos e conceitos e estabelecer nexos explicativos e relações, em suma, atribuir sentido e significado ao que ensinam. Esse processo parece ter grande importância na construção do conhecimento escolar e é essencial na definição do que é considerado um bom docente em Geografia. Em relação à centralidade do ensino de Geografia para a construção da ideologia nacional verificamos que a mesma se constitui a partir da referência à natureza e extensão territorial brasileiras, “nosso povo pacífico e ordeiro” e a partir da utilização intensiva do termo país, termo híbrido cujo sentido é construído na e a partir da escola básica, e que permanece bastante impreciso no campo das Ciências Humanas.

Biografia do Autor

ROGATA SOARES DEL GÁUDIO

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), Mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e Doutorado em EDUCAÇÃO pela Faculdade de Educação da UFMG (2006). Atualmente é membro do Neils da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de GEOGRAFIA, com ênfase em Atitude e Ideologias Políticas, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia, Ideologia, Educação, Ensino de Geografia e Análise do Discurso.

ROSALINA BATISTA BRAGA

Doutora em Ciências (1996), área de concentração em Geografia Humana, pela FFLCH da USP; Mestre em Educação (1888), área de concentração em Ciências Sociais Aplicadas à Educação, pela FAE/UFMG; Bacharel/Licenciada em Geografia (1977), pelo IGC/UFMG. Docente aposentada do DMTE e da Pós-Graduação da FaE/UFMG; Coordenadora Pedagógica da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Centro Universitário UNIFFEM (2003/2005); Coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do UNIFFEM (2005/2007); Docente do Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UMA (2008/20012). Desde 2007, compõe o grupo de Avaliadores de Cursos de Graduação e de Avaliadores Institucionais, coordenado pelo INEP/MEC. Tem como campo de atuação profissional na pesquisa: formação de professores; ensino básico, com ênfase em Geografia; educação ambiental; educação à distância e desenvolvimento local. Na docência trabalha com disciplinas ligadas às temáticas: formação de professores, ensino, currículo, metodologia científica, meio ambiente, geografia e turismo e desenvolvimento local.

Downloads

Publicado

2015-08-12

Como Citar

DEL GÁUDIO, R. S.; BATISTA BRAGA, R. A GEOGRAFIA, A EDUCAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DA IDEOLOGIA NACIONAL. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 28, p. 177–196, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/229. Acesso em: 24 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)