A Amazônia e a nova geografia da produção da soja

Autores

  • Ariovaldo Umbelino de Oliveira Departamento de Geografia, FFLCH - USP Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Butantã Caixa Postal 2530 - CEP: 05.508-900 - São Paulo.

Resumo

A expansão do cultivo da soja no Brasil em direção à Amazônia tem gerado discussões e polêmicas quer entre os pesquisadores, quer entre os militantes de ONGs e quer entre os políticos. Muitas vezes este debate vem desprovido de uma compreensão profunda e consistente do significado da expansão da produção de soja no Brasil e no cone sul da América. O comportamento do mercado mundial é fundamental para que se compreenda, simultaneamente, o crescimento das demandas internas e externas desta commodity em um mercado mundializado. A sua análise demonstra que há um crescimento maior das exportações de soja do Brasil em relação ao crescimento do consumo no mercado interno. Este processo está relacionado à relativa estagnação da produção norte-americana e o crescimento do consumo pela China e pela União Européia. Outro ponto importante estudado é a construção de uma nova geografia da soja no território brasileiro. A expansão da soja em direção ao ecossistema do cerrado na região Centro Oeste e Nordeste do país, gerou uma nova logística de transportes e a implantação de unidades de empresas multinacionais de comercialização e industrialização de grãos, que alterou profundamente o desenho geográfico da agricultura brasileira. Novas rotas, novas estratégias de transportes compõe a infra-estrutura que articula sistemas modais articulados de hidrovias, ferrovias, rodovias e portos. Aborda-se também, a relação entre a expansão da soja e sua presença no ecossistema da floresta equatorial na Amazônia Legal. O crescimento do desmatamento no estado de Mato Grosso nesta última década está direta ou indiretamente relacionado com esta expansão, embora, esteja relacionado principalmente, à expansão da pecuária e à grilagem das terras públicas na fronteira amazônica.

Downloads

Publicado

2015-08-11

Como Citar

DE OLIVEIRA, A. U. A Amazônia e a nova geografia da produção da soja. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 26, p. 13–43, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/206. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos