VINTE ANOS DA LEI 10.639:
QUAIS OS DESAFIOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA?
DOI:
https://doi.org/10.61636/bpg.v1i111.3114Palavras-chave:
Ensino de Geografia; Educação antirracista; Lei 10.639/2003Resumo
O artigo discute avanços e limitações nestes vinte anos de implementação da Lei 10.639/2003 no ensino de Geografia. Objetiva-se apontar propostas para o combate ao eurocentrismo no ensino da disciplina, visando uma educação comprometida com o antirracismo e a promoção da igualdade racial. Argumenta-se que tais propostas devem dialogar com as vivências do cotidiano escolar, onde docentes comprometidos com a implementação da Lei enfrentam fatores reguladores, que definem a escola como uma ambiência epistêmica, com normas de validação de conhecimento e hábitos próprios. Para isto, são trazidos exemplos de propostas constituídas num processo de pesquisa-ação, conduzido entre 2008 e 2012 com um conjunto de docentes da disciplina em escolas públicas de diversos municípios do estado do Rio de Janeiro. As estratégias de enfrentamento ao eurocentrismo e aplicação do temário permitiram a sistematização de três posturas epistêmicas na prática docente antirracista: a desconstrução das matrizes eurocentradas, o deslocamento do lócus epistêmico de enunciação e construção do conhecimento e o ensino de leituras a partir de matrizes epistêmicas distintas, numa hermenêutica diatópica. A partir de debates, experimentações e discussões, foi constituído um temário, conjunto de assuntos que, tratados como pontos de conteúdo específicos ou temas transversais, possibilitam a implementação da Lei ao longo de todo o fluxo de conteúdos trabalhados no ano letivo. Conclui-se que a busca da implementação requer mais diálogos entre universidade e escola, compreendidas como ambiências epistêmicas distintas que, em diálogo com as reivindicações emanadas do Movimento Negro, permitem a busca de uma educação intercultural crítica.
Referências
Alves, Nilda (2003). Cultura e Cotidiano Escolar. In: Revista Brasileira de Educação, n. 23 (mai/ago), pp. 62-74. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000200005
Bourdieu, Pierre (1989). O Poder Simbólico. Lisboa e Rio de Janeiro: Difel e Editora Bertrand Brasil.
Certeau, Michel (1994). A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes.
Couto, Aiala Colares Oliveira. A questão racial e a Geografia Escolar Crítica: caminhos para uma educação antirracista. In: _______; Mendes, Luiz Augusto Soares (Orgs.) Geografias Pretas: Resistências e existências no Brasil Contemporâneo. Belém: GAPTA, 2023.
Diniz, Flávio Guimarães (2014). A formação contínua de professores de Geografia para a implementação da Lei Federal N. 10.639/03 a partir de um projeto de pesquisa-ação. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), dissertação de mestrado em Educação.
Domingues, P. (2009) O recinto sagrado: Educação e antirracismo no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 138, p.963-994, set./dez. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742009000300014
Lao-Montes, Agustin (2018). Crítica decolonial de la filosofía y doble crítica en clave de Sur. In: MORAÑA, Mabel. Sujeto, decolonización, transmodernidad: Debates filosóficos latinoamericanos. Madrid: Iberoamericana. DOI: https://doi.org/10.31819/9783954877003-013
Macedo, Elizabeth (2006). Currículo: Política, Cultura e Poder. In: Currículo sem Fronteiras, v.6, n.2, pp.98-113, Jul/Dez.
Pereira, Amauri (2007). Quem não pode atalhar, arrodeia!: reflexões sobre o desafio da práxis dos educadores agentes da Lei 10.639/03. Trabalho apresentado no 30º Encontro Anual da ANPUR. Caxambu.
SANTOS, Boaventura de Souza (1997). Uma concepção multicultural de direitos humanos. Lua Nova [online], n.39, pp.105-124. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-64451997000100007
Santos, Renato Emerson dos & Santos, Ronald Coutinho (2020). Desafios para a implementação de uma educação antirracista no ensino de Geografia: os conflitos na prática cotidiana de professores. Revista ABPN, v. 12, p. 78-108. DOI: https://doi.org/10.31418/2177-2770.2020.v12.c1.p78-108
Santos, Renato Emerson dos & Soeterik, Inti Maya (2015). Scales of political action and social movements in education: the case of the Brazilian Black Movement and Law 10.639. Globalisation, Societies and Education, v. 13, p. 1-19. DOI: https://doi.org/10.1080/14767724.2015.1051000
Santos, Renato Emerson dos (2007). “O ensino de Geografia e as relações raciais: reflexões a partir da Lei 10.639”. In: ________. Diversidade, espaço e relações étnico-raciais: o negro na Geografia do Brasil. Belo Horizonte: Autêntica.
Santos, Renato Emerson dos (2011). A lei 10.639 e o ensino de geografia: construindo uma agenda de pesquisa-ação. Revista Tamoios, v. 7, p. 4-23. DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2011.1702
Santos, Renato Emerson dos (2018). A Lei 10.639 no PNLD de Geografia: um ensaio sobre questões, mudanças e permanências. In: Tonini, Ivaine; Goulart, Ligia Beatriz; Kaercher, Nestor André; Martins, Rosa Militz; Costella, Roselane Zordan. (Org.). Geografia e livro didático: para tecer leituras de mundo. 1ed.São Leopoldo: Oikos, v. 1, p. 29-49.
Santos, Renato Emerson dos (2021). Por uma geografia descolonial: dilemas epistêmicos de conhecimento no combate ao eurocentrismo do ensino de geografia na implementação da Lei 10.639/03. In: Dillermando Cattaneo; Marcelo Argenta Câmara; Renata Ferreira da Silveira. (Org.). Geografias das R-existências. 1ed.Ponta Grossa: Monstro dos Mares, 2021, v. 1, p. 263-290.
Santos, Renato Emerson dos (2022). Racialization, Social Movements, and Political Engagement in Brazil: The Brazilian Black Movement and Education. In: Janelle Scott; Monisha Bajaj. (Org.). World Yearbook of Education 2023: Racialization and Educational Inequality in Global Perspective. 1ed.Oxford: Routledge; Taylor & Francis Group, v. 1, p. 212-233.
Santos, Renato Emerson dos; Corrêa, Gabriel Siqueira; Santos, Ronald Coutinho (2019). Oficinas Racismo e Educação: Experiências de atuação de uma pesquisa-ação na aplicação da Lei 10.639/03. e-Mosaicos, v. 7, p. 125-140. DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.29424
Santos, Sales Augusto (2005). “A Lei 10.639/03 como fruto da luta anti-racista do Movimento Negro”. In: ______ (org.). Educação Anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal no 10.639. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Walsh, Catherine (2013). “Lo pedagogico y lo decolonial: entretejiendo caminos”.In: _______ (Org.) Pedagogías decoloniales: Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo I. Quito: Serie Pensamiento Decolonial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.