DIÁLOGOS BRASIL-MOÇAMBIQUE A PARTIR DAS DIRETRIZES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61636/bpg.v1i111.3075

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Moçambique e escalas espaciais e temporais.

Resumo

O referido texto é resultado da vivência e aprendizado nas cidades de Maputo e Lichinga, Moçambique, entre março e abril de 2023. Essa aproximação é fruto de pesquisas e investigações no campo do Ensino da Geografia e Geografia Regional da África. Baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana problematizaremos nossas reflexões acerca da do Ensino de Geografia em Moçambique. Dentre o conjunto de atividades traremos experiências pedagógicas nas universidades, grupos de pesquisa, relação com as escolas e sociedade civil. Faz parte do conjunto das inquietações olhares e intepretações acerca da experiência na II Conferência Nacional da Associação de Geógrafos de Moçambique - II GAM, ocorrida nos dias 29, 30 e 31 de março de 2023 na cidade de Lichinga. Os resultados demonstram a participação de 06 universidades locais e seu campus nacionais, universidades brasileiras e portuguesa com a apresentação de 64 trabalhos em 10 eixos Temáticos e três palestras. A partir dos trabalhos, e para além de nossos olhares geográficos, propomos mobilizar esforços em romper a concepção eurocêntrica espaço-temporal, explicitando a urgência na aproximação e reconhecimento de saberes com as universidades de Moçambique.

Biografia do Autor

Rosemberg Ferracini, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO -UFTM

Doutor em Geografia Humana USP, Professor de Prática de Ensino, Metodologia de Ensino e Geografia da África UFT.

José Maria do Rosário Chilaúle Langa, GRSU

Possui graduação em Geografia pela Universidade Eduardo Mondlane (2009), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017). Atualmente é Consultor no Projecto Transformação Urbana de Maputo. Foi docente da Universidade Técnica de Moçambique. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia de moçambique, historia da geografia, currículo, GRSU,impactos ambientais e Mudanças Climáticas.

Referências

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Publicado

2023-11-18

Como Citar

ferracini, rosemberg, & Langa , J. M. do R. C. (2023). DIÁLOGOS BRASIL-MOÇAMBIQUE A PARTIR DAS DIRETRIZES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. Boletim Paulista De Geografia, 1(111), 229–242. https://doi.org/10.61636/bpg.v1i111.3075