DIÁLOGOS BRASIL-MOÇAMBIQUE A PARTIR DAS DIRETRIZES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61636/bpg.v1i111.3075

Keywords:

Ensino de Geografia, Moçambique e escalas espaciais e temporais.

Abstract

O referido texto é resultado da vivência e aprendizado nas cidades de Maputo e Lichinga, Moçambique, entre março e abril de 2023. Essa aproximação é fruto de pesquisas e investigações no campo do Ensino da Geografia e Geografia Regional da África. Baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana problematizaremos nossas reflexões acerca da do Ensino de Geografia em Moçambique. Dentre o conjunto de atividades traremos experiências pedagógicas nas universidades, grupos de pesquisa, relação com as escolas e sociedade civil. Faz parte do conjunto das inquietações olhares e intepretações acerca da experiência na II Conferência Nacional da Associação de Geógrafos de Moçambique - II GAM, ocorrida nos dias 29, 30 e 31 de março de 2023 na cidade de Lichinga. Os resultados demonstram a participação de 06 universidades locais e seu campus nacionais, universidades brasileiras e portuguesa com a apresentação de 64 trabalhos em 10 eixos Temáticos e três palestras. A partir dos trabalhos, e para além de nossos olhares geográficos, propomos mobilizar esforços em romper a concepção eurocêntrica espaço-temporal, explicitando a urgência na aproximação e reconhecimento de saberes com as universidades de Moçambique.

Author Biographies

rosemberg ferracini, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO -UFTM

Doutor em Geografia Humana USP, Professor de Prática de Ensino, Metodologia de Ensino e Geografia da África UFT.

José Maria do Rosário Chilaúle Langa , GRSU

Possui graduação em Geografia pela Universidade Eduardo Mondlane (2009), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017). Atualmente é Consultor no Projecto Transformação Urbana de Maputo. Foi docente da Universidade Técnica de Moçambique. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia de moçambique, historia da geografia, currículo, GRSU,impactos ambientais e Mudanças Climáticas.

References

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Published

2023-11-18

How to Cite

ferracini, rosemberg, & Langa , J. M. do R. C. (2023). DIÁLOGOS BRASIL-MOÇAMBIQUE A PARTIR DAS DIRETRIZES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. Boletim Paulista De Geografia, 1(111), 229–242. https://doi.org/10.61636/bpg.v1i111.3075