A LEI 10.639/03 A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS CARTOGRÁFICAS NOS QUILOMBOS EM CONTEXTO URBANO DE PORTO ALEGRE/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61636/bpg.v1i111.3050

Palavras-chave:

Quilombo Urbano, Cartografia Contracolonial, Lei 10.639/03 e Geografia, Educação Escolar Quilombola

Resumo

Esse artigo apresenta considerações acerca da Lei 10.639/03, a partir das experiências trabalho em cartografia social contracolonial, articulada e pensada junto com os quilombos urbanos de Porto Alegre (RS), pelo Núcleo de Estudos Geografia e Ambiente, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, entre os anos de 2013 e de 2023. Para compreender este processo, apresentamos considerações sobre o continuum geo-histórico do quilombo, como expressões cultural e civilizatória, formadoras da realidade socioespacial brasileira. Especificamente, demonstra-se a importância do movimento negro, como produtor de saberes e de pautas políticas, que culminam na Constituição Federal de 1988, na outorga da Lei 10.639/03, sobre a Educação da Relações Étnico-Raciais, e no Decreto 4.887/03, sobre as orientações dos trabalhos de identificação, de delimitação e de titulação dos territórios quilombolas, dentro das Diretrizes Escolares para Educação Escolar Quilombola. Apresenta-se, ainda, uma discussão contemporânea sobre os quilombos em contexto urbano, com destaque para a metodologia de mapeamento co-participativo, que possibilitou a produção do Atlas da Presença Quilombola de Porto Alegre/RS. Discute-se, também, as regulações curriculares, as potencialidades e as lacunas da educação escolar quilombola, a partir das experiências nas comunidades daquela cidade. Por fim, problematiza-se sobre a instauração da Lei 10.639/03, ao longo dos seus vinte anos de vigência, junto às educações básica e superior, na perspectiva quilombola, e sobre a importância deste código no processo de descolonização de saberes nos espaços escolares e nas universidades.

Biografia do Autor

Lara Machado, Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFRGS

Geógrafa, mestra, bacharela e licenciada, graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como pesquisadora e extensionista do Núcleo de Estudos Geografia e Ambiente (NEGA/UFRGS) prestando assessoria pedagógica e geojurídica as comunidades quilombolas de Porto Alegre. Possui experiência em educação básica com atuação na educação popular e no ensino formal em Porto Alegre e região metropolitana. Atualmente, cursa doutorado no Programa de Pós Graduação em Geografia (POSGEA/UFRGS). 

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Publicado

2023-11-18

Como Citar

Zeferino Pires, C. L., & Machado Bitencourt, L. (2023). A LEI 10.639/03 A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS CARTOGRÁFICAS NOS QUILOMBOS EM CONTEXTO URBANO DE PORTO ALEGRE/RS . Boletim Paulista De Geografia, 1(111), 264–289. https://doi.org/10.61636/bpg.v1i111.3050