A LEI 10.639/03 A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS CARTOGRÁFICAS NOS QUILOMBOS EM CONTEXTO URBANO DE PORTO ALEGRE/RS
DOI:
https://doi.org/10.61636/bpg.v1i111.3050Keywords:
Quilombo Urbano, Cartografia Contracolonial, Lei 10.639/03 e Geografia, Educação Escolar QuilombolaAbstract
Esse artigo apresenta considerações acerca da Lei 10.639/03, a partir das experiências trabalho em cartografia social contracolonial, articulada e pensada junto com os quilombos urbanos de Porto Alegre (RS), pelo Núcleo de Estudos Geografia e Ambiente, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, entre os anos de 2013 e de 2023. Para compreender este processo, apresentamos considerações sobre o continuum geo-histórico do quilombo, como expressões cultural e civilizatória, formadoras da realidade socioespacial brasileira. Especificamente, demonstra-se a importância do movimento negro, como produtor de saberes e de pautas políticas, que culminam na Constituição Federal de 1988, na outorga da Lei 10.639/03, sobre a Educação da Relações Étnico-Raciais, e no Decreto 4.887/03, sobre as orientações dos trabalhos de identificação, de delimitação e de titulação dos territórios quilombolas, dentro das Diretrizes Escolares para Educação Escolar Quilombola. Apresenta-se, ainda, uma discussão contemporânea sobre os quilombos em contexto urbano, com destaque para a metodologia de mapeamento co-participativo, que possibilitou a produção do Atlas da Presença Quilombola de Porto Alegre/RS. Discute-se, também, as regulações curriculares, as potencialidades e as lacunas da educação escolar quilombola, a partir das experiências nas comunidades daquela cidade. Por fim, problematiza-se sobre a instauração da Lei 10.639/03, ao longo dos seus vinte anos de vigência, junto às educações básica e superior, na perspectiva quilombola, e sobre a importância deste código no processo de descolonização de saberes nos espaços escolares e nas universidades.
References
ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, Ed. Vozes: 2011.
BARTH, Hiago Godoi. A incoerência do marco temporal: o caso do Quilombo dos Machado/Porto Alegre/RS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientadora: Cláudia Luísa Zeferino Pires. Disponível em <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/239062 > Acesso em maio de 2023.
BRASIL. Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, de 5 de outubro de 1988 (Art. 68). Brasília: Casa civil. Disponível em <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/conadc/1988/> Acesso em março de 2023.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Brasília: Ministério da Educação. Disponível em <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm> Acesso em março de 2023.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Brasília: Ministério da Educação. Disponível em < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm > Acesso em março de 2023.
BRASIL. Decreto n° 4.887, de 20 de novembro de 2003. Brasília: Casa Civil. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2003/d4887.htm > Acesso em março de 2023.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 08, de 20 de novembro de 2012. Parecer CNE/CEB nº 16 de 2012. Define diretrizes curriculares nacionais para educação escolar quilombola na educação básica. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/> Acesso em março de 2023.
BRASIL. Lei n° 6.040/2007, de 07 de fevereiro de 2007. Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Poder Executivo, Brasília, DF, 8 fev. 2007. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6040.htm> Acesso em março de 2023.
COMISSÃO PRÓ-ÍNDIO SÃO PAULO. Observatório Terras Quilombolas. Disponível em <https://cpisp.org.br/direitosquilombolas/observatorio-terras-quilombolas/ > Acesso em novembro de 2020.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONAE), 2010, Brasília, DF. Construindo o Sistema Nacional articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, diretrizes e estratégias; Documento Final. Brasília, DF: MEC, 2010b. 164p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/conae/documento_referencia.pdf> Acesso em março de 2023.
CAMPOS, Andrelino. Do quilombo à favela: a produção do ‘espaço criminalizado’ no Rio de Janeiro. 3ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
FERREIRA, Yedo. Conferência no Encontros e reencontros: história e cultura de África e diásporas. (2017). Disponível em <África e Diáspora: História e Cultura, em <https://www.youtube.com/watch?v=JOux3VAa3bU&t=3s> Acesso em maio de 2023.
DUQUE, Laisa Zatti Ramirez. AS RESISTÊNCIAS DO QUILOMBO DOS ALPES UMA ANÁLISE A PARTIR DO LUGAR CONTADA POR TRÊS GERAÇÕES DE MULHERES. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientadora: Cláudia Luísa Zeferino Pires. Disponível em <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/205585 > Acesso em maio de 2023.
DOBAL, Winnie Ludmila Mathias. Narrativas espaciais do Quilombo dos Alpes/Porto Alegre/RS: instrumento de encrespamento do ensino de geografia, na busca de uma educação territorial antirracista. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientadora: Cláudia Luísa Zeferino Pires. Disponível em <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/163446 > Acesso em maio de 2023.
FLORES, Laura Isabel dos Santos. TERRITÓRIOS PEDAGÓGICOS: O FUTEBOL DO QUILOMBO DA FAMÍLIA FLORES COMO LINGUAGEM PARA A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientadora: Cláudia Luísa Zeferino Pires. Disponivel em < https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/250764 > Acesso em março de 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 54ª ed.- Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES (FCP). Quadro Geral e por Regiões - Certidões Expedidas às Comunidades Remanescentes de Quilombos. Disponível em <https://www.gov.br/palmares/pt-br/departamentos/protecao-preservacao-e-articulacao/certificacao-quilombola > Acesso em novembro de 2020.
GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Revista Currículo sem fronteiras, v. 12, n. 1, p. 98-109, janeiro/abril, 2012. Disponível em: <http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2012/11/curr%C3%ADculo-erela%C3%A7%C3%B5es-raciais-nilma-lino-gomes.pdf> Acesso em março de 2023.
________________. O Movimento Negro Educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
HENRIQUES, Isabel Castro. Território e identidade: o desmantelamento da terra africana e a construção – da Angola colonial (c. 1872-c. 1926). Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2003. Disponível em: Acesso em maio de 2023.
INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA (INCRA). Relação de processos de regularização de territórios quilombolas abertos; Acompanhamento dos processos de regularização quilombola (2020). Disponível em <https://www.gov.br/incra/pt-br/assuntos/governanca-fundiaria/quilombolas > Acesso em novembro de 2020.
INSTITUTO DE PESQUISA E ECONOMIA APLICADA (IPEA). Atlas da Violência V. 2.7 (2017). Disponível em <https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/publicacoes/47/atlas-da-violencia-2017> Acesso em maio de 2023.
LEITE, Ilka Boaventura. O projeto político quilombola: desafios, conquistas e impasses atuais. In: Estudos Feministas, Florianópolis, 16(3): 424, setembro-dezembro/2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2008000300015
NASCIMENTO, Abdias. O quilombismo: documentos de uma militância pan-africanista/ Abdias Nascimento; com prefácio de Kabengele Munanga; e texto de Elisa Larkin Nascimento e Valdecir Nascimento. -- 3. ed.rev. -- São Paulo: Editora Perspectiva; Rio de Janeiro: Ipeafro, 2019.
NASCIMENTO, Beatriz. Uma história feita por mãos negras: Relações raciais, quilombos e movimentos / Beatriz Nascimentos; organização Alex Ratts. - 1ª ed. - Rio de Janeiro: Zahar, 2021.
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO - Convenção 169 - Convenção das populações tribais e indígenas. Organização das Nações Unidas, 1989. Disponível em <https://www.ilo.org/> Acesso em maio de 2023.
PENHA, Matheus Eilers. GERAÇÃO DE AMBIÊNCIAS NO QUILOMBO DOS ALPES: práticas de cartografia para fundamentar uma educação quilombola. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientadora: Cláudia Luísa Zeferino Pires. Disponível em <
PIRES, Cláudia Luísa Zeferino. BITENCOURT, Lara Machado (Orgs). Atlas da presença quilombola de Porto Alegre/RS. Porto Alegre, Editora Letra 1, 2021 - Disponível em: <https://www.editoraletra1.com/epub/978-65-87422-19-0/> Acesso em maio de 2023.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. PMPA, lei nº 11.858, de 25 de junho de 2015, que institui o Plano Municipal de Educação (PME), disponível em <https://leismunicipais.com.br/plano-municipal-de-educacao-porto-alegre-rsL> Acesso em fevereiro de 2023.
SANTOS, Antônio Bispo dos. Colonização, Quilombos: Modos e significações. 2ª. Edição. Brasília: INCTI; UnB, 2019.
SANTOS, Milton. O Espaço do Cidadão - 7. ed., 2. reimpr. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.
SANZIO, Rafael. Cartografia e quilombos: territórios étnicos africanos no Brasil. In: Africana Studia, nº 9. Edição do Centro de Estudos Africanos da Cidade de Porto (CEAUP), 2006.
SICHELERO, Giulia Assunção. O NEOEXTRATIVISMO E SUAS RELAÇÕES COM A COMUNIDADE QUILOMBOLA VILA NOVA EM SÃO JOSÉ DO NORTE/RS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientadora: Cláudia Luísa Zeferino Pires. Disponível em <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/250777 > Acesso em maio de 2023.
SILVA, Givânia Maria da. (coord). Projetos Quilombos e Educação, 2021. Disponível em <https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/ce/apresentacoes-em-eventos/apresentacoes-audiencias-2021/arquivos-2021/GivaniaSilva.pdf> Acesso março de 2023.
SILVA, William Oliveira Silva da. EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NO QUILOMBO DOS ALPES: concebendo uma aldeia ninja a partir do espaço vivido. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Cláudia Luísa Zeferino Pires.
TRINDADE, Azoilda Loretto da. Valores civilizatórios afro-brasileiros e Educação Infantil: uma contribuição afro-brasileira. Modos de brincar. In: Cadernos de saberes, fazeres e atividades. A Cor da Cultura, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.