A ESCOLA NÃO É UMA EMPRESA: REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE A GÊNESE DA PERDA DE ESPAÇO DA GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61636/bpg.v1i112.3299

Keywords:

Neoliberalismo; empresa, escola, Reforma do Ensino Médio; BNCC; Geografia.

Abstract

No Brasil, o projeto neoliberal tem interferido nas instituições escolares, principalmente a partir da década de 1990, com ações que buscam adequá-las ao modus operandi dos princípios empresariais. Essa racionalidade passou a ser aplicada com mais vigor com a Reforma do Novo Ensino Médio, em 2017, e a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2018, que tem impactado na redução de disciplinas escolares no Ensino Médio, entre elas, a Geografia. Desse modo, o trabalho tem como objetivo discutir teoricamente a gênese da perda de espaço da Geografia no Ensino Médio com a reforma do Novo Ensino Médio e a implantação da BNCC. Para cumprir tal intenção, realizou-se uma pesquisa bibliográfica. Os resultados teóricos indicam que a gênese da perda de espaço da Geografia no Ensino Médio perpassa pelas implicações da globalização capitalista sob a ótica do direcionamento do neoliberalismo, que tem entrado na escola por meio de modelos de gestão empresarial. Tais modelos foram respaldados pela Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017 (BRASIL, 2017), e a BNCC (BRASIL, 2018). Tais interferências têm como princípios formativos as pedagogias das competências, cuja finalidade é adaptar os sujeitos às dinâmicas socioespaciais. Já a Geografia é componente curricular que tem como contribuição possibilitar aos estudantes, por meio de seus conhecimentos, compreender e transformar a realidade. Portanto, a Geografia, por ser uma disciplina poderosa que diverge do projeto neoliberal, é reduzida no currículo da BNCC para ceder espaço para os princípios da escola-empresa.

Author Biography

Daniel Rodrigues Silva Luz Neto, Doutorando/Universidade de Brasília

Doctoral student and Master in Geography from the University of Brasília (UnB), Graduated in Geography from the State University of Ceará (UECE), 2nd Degree in Pedagogy (Facibra-Paraná), Specialist in Educational Management (Faculdade Apogeu), Professor of Basic Education since 2008 , tutor at the Open University of Brazil (UaB-UnB) since 2020. He is a member of the Research, Teaching, Learning and Training of Geography Teachers Group (GEAF/UnB); the Theoretical Foundations and Geography Teaching Group (NEPEG), from the Federal University of Goiás (UFG); the Themes and Contents in Geography Teaching Working Group (NEPEG), from the Federal University of Goiás (UFG); and the Grupo Investigadores Iberoamericano en Educación Geográfica (IIEG). Currently researching teaching Geography and Human Geography. Contact: danieltabuleiro1@gmail.com.

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Published

2024-07-09

How to Cite

Luz Neto, D. R. S. (2024). A ESCOLA NÃO É UMA EMPRESA: REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE A GÊNESE DA PERDA DE ESPAÇO DA GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO. Boletim Paulista De Geografia, 1(112), 334–356. https://doi.org/10.61636/bpg.v1i112.3299