DIÁLOGOS BRASIL-MOÇAMBIQUE A PARTIR DAS DIRETRIZES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA
DOI:
https://doi.org/10.61636/bpg.v1i111.3075Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Moçambique e escalas espaciais e temporais.Resumo
O referido texto é resultado da vivência e aprendizado nas cidades de Maputo e Lichinga, Moçambique, entre março e abril de 2023. Essa aproximação é fruto de pesquisas e investigações no campo do Ensino da Geografia e Geografia Regional da África. Baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana problematizaremos nossas reflexões acerca da do Ensino de Geografia em Moçambique. Dentre o conjunto de atividades traremos experiências pedagógicas nas universidades, grupos de pesquisa, relação com as escolas e sociedade civil. Faz parte do conjunto das inquietações olhares e intepretações acerca da experiência na II Conferência Nacional da Associação de Geógrafos de Moçambique - II GAM, ocorrida nos dias 29, 30 e 31 de março de 2023 na cidade de Lichinga. Os resultados demonstram a participação de 06 universidades locais e seu campus nacionais, universidades brasileiras e portuguesa com a apresentação de 64 trabalhos em 10 eixos Temáticos e três palestras. A partir dos trabalhos, e para além de nossos olhares geográficos, propomos mobilizar esforços em romper a concepção eurocêntrica espaço-temporal, explicitando a urgência na aproximação e reconhecimento de saberes com as universidades de Moçambique.
Referências
FREIA, Alice Castigo Binda. A integração do conhecimento local sobre o clima na Geografia Escolar. In Ensino de geografia da África: caminhos e possibilidades para uma educação antirracista. Orgs, Rosemberg Ferracini, Jonathan da Silva Marcelino e Sávio José Dias Rodrigues. Quissamã, RJ: Revista África e Africanidades, 2021. 214p.
LANGA, José Maria do Rosário Chilaúle. Geografia de Moçambique: um olhar para história e epistemologia. Tese de Doutorado, Unesp, 2017 261 p.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO; SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004.
NGOENHA, Severino. Não podemos desistir de Moçambique! https://filosofiapop.com.br/texto/nao-podemos-desistir-de-mocambique/ acessado em 25/06/2023
SANTOS, Nuno Valdez dos. O Desconhecido Niassa. Lisboa, Junta de Investigações do Ultramar, 1964, 240 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.