Representações sociais da formação docente: memória, identidade e narrativas da licenciatura plena em Geografia da UESB
DOI:
https://doi.org/10.54446/bcg.v4i3.212Resumen
Esse artigo analisa as representações sociais sobre o ser professor de Geografia, para os alunos licenciados do curso de Geografia oferecido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, entre os anos de 1985 e 2013. Nessa perspectiva, busca-se desvendar, à luz das categorias memória e representações sociais, os significados que permeiam a formação docente desses sujeitos sociais, pautados nas premissas teóricas da análise do discurso. Para viabilizar tal proposta, optou-se pelo aprofundamento no referencial teórico das categorias apresentadas e pela realização de entrevistas semiestruturadas com os alunos licenciados, egressos do referido curso. Por intermédio da análise da categorização das informações obtidas nas entrevistas e do alicerce teórico discutido, foi possível compreender as representações sociais dos licenciados com relação à carreira docente. É relevante destacar que a pesquisa encontra-se em fase de desenvolvimento e, portanto, os resultados obtidos até então são considerados preliminares.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Boletim Campineiro de Geografia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La revista está regida por la licencia Creative Commons - Atribuición 4.0.