Representações sociais da formação docente: memória, identidade e narrativas da licenciatura plena em Geografia da UESB
DOI:
https://doi.org/10.54446/bcg.v4i3.212Abstract
Esse artigo analisa as representações sociais sobre o ser professor de Geografia, para os alunos licenciados do curso de Geografia oferecido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, entre os anos de 1985 e 2013. Nessa perspectiva, busca-se desvendar, à luz das categorias memória e representações sociais, os significados que permeiam a formação docente desses sujeitos sociais, pautados nas premissas teóricas da análise do discurso. Para viabilizar tal proposta, optou-se pelo aprofundamento no referencial teórico das categorias apresentadas e pela realização de entrevistas semiestruturadas com os alunos licenciados, egressos do referido curso. Por intermédio da análise da categorização das informações obtidas nas entrevistas e do alicerce teórico discutido, foi possível compreender as representações sociais dos licenciados com relação à carreira docente. É relevante destacar que a pesquisa encontra-se em fase de desenvolvimento e, portanto, os resultados obtidos até então são considerados preliminares.
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