Entrevista: Jorge Blanco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v13i2.3270

Palavras-chave:

Entrevista, Geografia Humana, Mobilidade Urbana, Planejamento

Resumo

A entrevista apresentada faz parte de um projeto de pesquisa realizado no Instituto de Geografía da Universidade de Buenos Aires (UBA), na Cidade Autônoma de Buenos Aires – Argentina. Esse projeto conta com Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior e foi realizada sob a tutoria do professor Me. Jorge Blanco, no período de 09 de agosto de 2023 a 15 de dezembro de 2023. Diante dessa situação, houve a oportunidade de entrevistar o professor e tratar de temáticas ligadas aos processos de urbanização e mobilidade da região metropolitana de Buenos Aires. As discussões obtidas através da entrevista permitem uma compreensão social e socioespacial das problemáticas decorrentes dos modelos de planejamento urbano, ambiental e territorial. Jorge Blanco possui uma vasta experiência na docência universitária e nos distintos projetos governamentais relacionados aos modelos de planejamento. A entrevista ocorreu na sala do grupo de pesquisa Transporte y Território, no Instituto de Geografía, no prédio de Filo y Letras, na Universidade de Buenos Aires.

Biografia do Autor

Leandro Di Genova Barberio, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - Campus de Rio Claro

Mestrando no Programa de Programa de Pós-Graduação em Geografia, na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (unesp) - Campus - Rio Claro. Graduado em licenciatura em Geografia na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (unesp).

Fabrício Gallo, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Unesp - Rio Claro

Graduado em Geografia (bacharelado em 2003 e licenciatura em 2005), Mestre (2006) e Doutor (2011) em Geografia pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (SP), com estágio de pesquisa na Facultad de Geografía e História da UCM - Universidad Complutense de Madrid (Espanha), entre 2009 e 2010. Livre-docente em Planejamento Territorial pela Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Rio Claro (2019). Pesquisador do CNPq (PQ-II) desde 2023. Atualmente é Professor Associado (MS 5.3), lotado no DGPA - Departamento de Geografia e Planejamento Ambiental na UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Rio Claro. 

Downloads

Publicado

07/02/2024

Como Citar

Di Genova Barberio, L., & Gallo, F. (2024). Entrevista: Jorge Blanco . Boletim Campineiro De Geografia, 13(2), 469–479. https://doi.org/10.54446/bcg.v13i2.3270

Edição

Seção

Entrevistas