Conflitos e insurgências

experiências de luta por territórios e moradia na Região Metropolitana de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v12i2.2885

Palavras-chave:

Conflitos Sociais, Insurgências, Planejamento Territorial, Movimentos Sociais, Urbanização insurgente

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise do contexto atual de dinâmicas insurgentes na Região Metropolitana de São Paulo. Por meio da investigação de quatro experiências de luta por moradia ou território, o artigo busca discutir possibilidades, limites e dilemas desses processos. As experiências insurgentes investigadas são da Ocupação Penha Pietras, da Ocupação Anchieta-Grajau, do assentamento do MST Dom Balduíno e da aldeia indígena Tekoa Yvy Porã. A metodologia abrangeu levantamento de informações por meio de revisão bibliográfica, levantamento de notícias, realização de visitas de reconhecimento, contatos e entrevistas com moradores e lideranças dos movimentos sociais. Buscou-se, assim, trazer contribuições à teoria e práxis do planejamento e gestão do território, explorando as possibilidades de libertar o imaginário em direção às estratégias que disputem a construção digna de territórios populares.

Biografia do Autor

Fabio Pereira dos Santos, UFABC

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Braz Cubas (2001), com especialização (Lato Sensu) em Geografia, Cidade e Arquitetura pela Escola da Cidade (2011). Mestre em Planejamento e Gestão do Território pela UFABC (2019) e doutorando pelo mesmo programa e instituição. Atua como consultor em assessoria, coordenação, elaboração e implementação de estudos socioterritoriais, diagnósticos integrados, planos e programas nas escalas regional e local, em planejamento urbano, habitação de interesse social, urbanização de favelas, reassentamento involuntário, desenvolvimento local, sustentabilidade e responsabilidade social para clientes públicos e privados em diversas localidades do Brasil e exterior - África, Moçambique. Atuação em processos metodológicos multidisciplinares abrangendo as visões socioeconômica, socio-organizativa, jurídico-fundiário e urbanístico-ambiental. Acompanhamento técnico às famílias moradoras de assentamentos precários - planejamento, cadastramento, remoção intervenção habitacional e pós-ocupação.

Natasha Mendes Gabriel, UFABC

Arquiteta e Urbanista graduada na Universidade Católica de Santos (1999), Designer de metodologias, projetos e programas, co-fundadora do Instituto Elos, onde exerce atualmente a função de Diretora Pedagógica e de Projeto.Tem experiência na coordenação técnica de programas e projetos de desenvolvimento comunitário e territorial; elaboração de projetos de habitação social e urbanização de favelas; formação de jovens, docentes e lideranças intersetoriais em processos e metodologias participativas para aplicação em políticas públicas, extensão universitária e programas de transformação socioambiental especialmente em favelas, territórios periféricos e populares.

Juliana Tiemi Tamanaha, UFABC

É mestranda em Planejamento e Gestão do Território na Universidade Federal do ABC, possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2012), especialização em Gestão Pública pela Fundação Escola de Sociologia e Política - FESPSP (2019). Desde 2014 é arquiteta da Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô, onde atua com projetos de arquitetura de estações, áreas públicas, ciclovias, entre outros. Compõe a Diretoria da AEAMESP - Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô - Gestão 2020/2023.

Aline Cavalcante Mendonça, UFABC

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Tiradentes, Sergipe (2008), especialização Lato Senso (incompleta) em Jornalismo Multimídia, PUC São Paulo e atualmente faz mestrado na Universidade Federal do ABC. Tem experiência nas áreas de jornalismo social e comunitário, comunicação de causas, produção de textos técnicos, divulgação científica, assessoria de comunicação e imprensa, mobilização social e gestão de projetos com foco em mobilidade urbana e mudanças climáticas.

Referências

AVRITZER, Leonardo. Sociedade civil e participação no Brasil democrático. In: _____ (org.). Experiências nacionais de participação social. São Paulo: Cortez, 2009. p. 27-54.

BONDUKI, Nabil. Décadas perdidas ou tempos de utopia e esperança? In: _____. Os pioneiros da habitação social. Vol. 1. São Paulo: Editora Unesp: Edições Sesc, 2014. p. 78-105.

BOULOS, Guilherme Castro. Estudo sobre a variação de sintomas depressivos relacionada à participação coletiva em ocupações de sem-teto em São Paulo. Dissertação (Mestrado em Ciências – Programa de Psiquiatria). Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, p. 124, 2016.

GAVIOLI, Bruna & RODRIGUES, Rodrigo. Indígenas ocupam terreno particular no Jaraguá para protestar contra a derrubada das árvores. Portal G1, São Paulo, 30 de jan. de 2020. Disponível em <https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/01/30/indios-ocupam-terreno-particular-no-jaragua-para-protestar-contra-a-derrubada-de-arvores.ghtml> Acesso em 13 de set. de 2022.

HARVEY, David. Cidades Rebeldes: Do Direito à Cidade à Revolução Urbana. Martins Fontes, 2014

HOLSTON, James. Cidadania Insurgente: disjunções da democracia e da modernidade no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2013

LÍDERES de movimentos de moradia são presos em investigação sobre desabamento de prédio no Largo do Paissandu. Portal G1, São Paulo, 24 de jun. de 2019. Disponível em <https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/06/24/lideres-de-movimentos-de-moradia-sao-presos-em-investigacao-sobre-desabamento-de-predio-no-largo-do-paissandu.ghtml>. Acesso em 07 de set. de 2022.

KRENAK, Ailton. Antes, o mundo não existia. In: NOVAES, Adauto (org.). Tempo e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

LEFEBVRE, Henry. O Direito à Cidade. Centauros, 2008

OLIVEIRA, Beatriz Mendes de. Ocupação Anchieta: conflitos e experiências na luta por moradia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

MARICATO, Ermínia. O nó da terra. Revista Piauí, ed. 21, jun. 2008. Disponível em: piaui.folha.uol.com.br/matéria/o-no-da-terra/. Acesso em: 6 set. 2022.

MARICATO, Ermínia. Por um novo enfoque teórico na pesquisa sobre habitação. Cadernos Metrópole, nº 21, p. 33-52, 2009.

MARICATO, Ermínia. Brasil Cidades: alternativas para crise urbana. Editora Vozes, 2013.

MARICATO, Ermínia. O impasse da política urbana no Brasil. Petrópolis/RJ: Vozes, 2014.

MARX, Karl. Contribuição à Crítica da Economia Política. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2008 [1859].

MINISTÉRIO da justiça anula reserva indígena do Pico do Jaraguá. Portal G1, São Paulo, 21 de ago. de 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/ministerio-da-justica-anula-reserva-indigena-do-pico-do-jaragua.ghtml Acesso em 13 de set. de 2022.

MIRAFTAB, F. Insurgent planning: Situating radical planning in the global south. Planning Theory, v. 8, n. 1, p. 32–50, 2009.

MIRAFTAB, F. Insurgência, planejamento e a perspectiva de um urbanismo humano. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v. 18, n. 3, p. 363, 22 dez. 2016.

MIRANDA, Livia Izabel Bezerra (organização – vários autores). As metrópoles e a covid-19. Dossiê nacional: volume II – Rio de Janeiro. Observatório das metrópoles, 2021.

OLIVEIRA, Francisco de. O vício da virtude: autoconstrução e acumulação capitalista no Brasil. Novos estud. - CEBRAP [online]. 2006, n.74, pp.67-85.

PERROT, Dominique. Quem impede o desenvolvimento “circular”? (Desenvolvimento e povos autóctones: paradoxos e alternativas). Cadernos de Campo, São Paulo, n. 17, p. 1-348, 2008.

PESQUISA mostra que população de rua na cidade de SP é 30% maior do que indica censo municipal; número chega a 42 mil pessoas. Portal G1, São Paulo, 9 de set. de 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/06/09/pesquisa-mostra-que-populacao-de-rua-na-cidade-de-sp-e-30percent-maior-do-que-indica-censo-municipal-numero-chega-a-42-mil-pessoas.ghtml. Acesso em 16 de set. de 2022.

PMSP – Prefeitura de São Paulo. Situação das Ocupações na Cidade de São Paulo. PMSP, 2018

POVO Guarani. Povos indígenas no Brasil, s. d. Disponível em https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Guarani . Acesso em 13 de set. de 2022.

RAGGI, R. V. O outro lado da metrópole: as Comunas da Terra na região metropolitana de São Paulo. 2014. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16139/tde-29072014-170607/publico/Tese_Roberta_Vieira_Raggi.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2022.

RANDOLPH, R. Do planejamento colaborativo ao planejamento subversivo. Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales, 1 ago. 2007.

SANTOS, Milton. O Espaço do Cidadão. 7ª Edição. São Paulo: Edusp, 2007 [1987].

SANTOS JÚNIOR, Orlando. Participação e Insurgências: ideias para uma agenda de pesquisa sobre os movimentos sociais no contexto da inflexão ultraliberal no Brasil. Revista e-metropolis, v. 10, n. 39, p. 13-25, 2019.

TAVARES, M. C. Império, território e dinheiro. In: FIORI, J. L. (org). Estados e moedas no desenvolvimento das nações. Petrópolis, Vozes, 1999

TATAGIBA, Luciana & TEIXEIRA, Ana Cláudia Chaves. Movimentos sociais e políticas públicas no ciclo dos governos petistas: a controversa novidade dos programas associativos. In: ______ (org.). Movimentos Sociais e Políticas Públicas. São Paulo: Editora Unesp, 2021. p. 23-47

Downloads

Publicado

31/12/2022

Como Citar

dos Santos, F. P., Mendes Gabriel, N., Tiemi Tamanaha, J., & Cavalcante Mendonça, A. (2022). Conflitos e insurgências: experiências de luta por territórios e moradia na Região Metropolitana de São Paulo. Boletim Campineiro De Geografia, 12(2), 243–266. https://doi.org/10.54446/bcg.v12i2.2885

Edição

Seção

Artigos