Concessões de rodovias em São Paulo e a relevância dos repasses de ISSQN dos pedágios na composição dos orçamentos municipais
DOI:
https://doi.org/10.54446/bcg.v7i2.314Resumo
Os modelos de concessão de serviços públicos ganharam espaço ao longo das últimas décadas, permitindo diversos acordos entre o setor público e o privado, como aconteceu em grande escala com as rodovias paulistas. No estado de São Paulo, desde o governo de Mário Covas, foi dado início ao Programa de Concessões, permitindo o avanço do setor privado na prestação de determinados serviços. Com isso, surgem novas dinâmicas territoriais, visto que, como consta nos contratos de concessão das rodovias, há a obrigatoriedade da realização do repasse de um percentual da arrecadação com os pedágios na forma de imposto, o ISSQN. Este é destinado em parte ao estado, como também aos municípios que apresentam trechos de rodovias pedagiadas em seu território, criando assim, regiões privilegiadas.Downloads
Publicado
31/12/2017
Como Citar
Gallo, F., & Bastiani, P. A. (2017). Concessões de rodovias em São Paulo e a relevância dos repasses de ISSQN dos pedágios na composição dos orçamentos municipais. Boletim Campineiro De Geografia, 7(2), 249–272. https://doi.org/10.54446/bcg.v7i2.314
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2017 Boletim Campineiro de Geografia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista é regida pela licença Creative Commons - Atribuição 4.0.