A produção do espaço urbano na região limítrofe entre Campinas e Valinhos, SP (1990-2012)

Autores

  • Claudiane Gonçalves Tonetti Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v5i2.247

Resumo

A dinâmica recente da região limítrofe entre Campinas e Valinhos (SP) é marcada pela atuação de diversos agentes, cujos interesses conflitam, especialmente, em torno da Fazenda Remonta. Devido à convergência do paradigma ambientalista com a implantação de condomínios e loteamentos fechados, a fazenda foi inserida na especulação imobiliária da região após ser dividida pelo Anel Viário Magalhães Teixeira (SP-083), tornando-se objeto de várias propostas questionando seu uso. Partindo desse contexto, o artigo busca analisar a recente produção do espaço urbano na região limítrofe entre Campinas e Valinhos como resultado da construção do Anel Viário, integrando-o ao processo de urbanização de ambos os municípios e discutindo a atuação dos diferentes agentes envolvidos. Como resultado, pode-se observar a ação impulsionadora dessa dinâmica exercida pelo Estado em sua multiplicidade de papéis e escalas, sobretudo por intermédio do planejamento urbano.

Biografia do Autor

Claudiane Gonçalves Tonetti, Universidade Estadual de Campinas

licenciada e bacharela em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde atualmente desenvolve o mestrado. Atua na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Urbana e Planejamento Territorial.

Downloads

Publicado

31/12/2015

Como Citar

Tonetti, C. G. (2015). A produção do espaço urbano na região limítrofe entre Campinas e Valinhos, SP (1990-2012). Boletim Campineiro De Geografia, 5(2), 401–424. https://doi.org/10.54446/bcg.v5i2.247

Edição

Seção

Artigos