Representações sociais da formação docente: memória, identidade e narrativas da licenciatura plena em Geografia da UESB

Autores

  • Débora Paula de Andrade Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Patrícia Godoia Garcia de Souza Teixeira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Geisa Flores Mendes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v4i3.212

Resumo

Esse artigo analisa as representações sociais sobre o ser professor de Geografia, para os alunos licenciados do curso de Geografia oferecido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, entre os anos de 1985 e 2013. Nessa perspectiva, busca-se desvendar, à luz das categorias memória e representações sociais, os significados que permeiam a formação docente desses sujeitos sociais, pautados nas premissas teóricas da análise do discurso. Para viabilizar tal proposta, optou-se pelo aprofundamento no referencial teórico das categorias apresentadas e pela realização de entrevistas semiestruturadas com os alunos licenciados, egressos do referido curso. Por intermédio da análise da categorização das informações obtidas nas entrevistas e do alicerce teórico discutido, foi possível compreender as representações sociais dos licenciados com relação à carreira docente. É relevante destacar que a pesquisa encontra-se em fase de desenvolvimento e, portanto, os resultados obtidos até então são considerados preliminares.

Biografia do Autor

Débora Paula de Andrade Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licencianda em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do grupo de pesquisa, vinculado ao CNPq, intitualdo "espaço, memória e representações sociais". Colaboradora voluntária do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID. Bolsista pesquisadora do Laboratório de Cartografia e Fotointerpretação da UESB e professora do curso preparatório para o vestibular Universidade para Todos - UPT.

Downloads

Publicado

31/12/2014

Como Citar

Oliveira, D. P. de A., Teixeira, P. G. G. de S., & Mendes, G. F. (2014). Representações sociais da formação docente: memória, identidade e narrativas da licenciatura plena em Geografia da UESB. Boletim Campineiro De Geografia, 4(3), 473–486. https://doi.org/10.54446/bcg.v4i3.212

Edição

Seção

Artigos