O ensino de Geografia Física nos pré-vestibulares populares: educação significativa e formação cidadã

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70685/tc.v1i4.3871

Palavras-chave:

Ensino de geografia, Geografia Física, Pré-vestibulares populares

Resumo

Os Pré-Vestibulares Populares (PVPs) vão além da preparação para exames, atuando como espaços de resistência frente às desigualdades sociais e educacionais. Ocorre que, as limitações estruturais, financeiras e pedagógicas comprometem sua efetividade, incluindo modelos de ensino tradicionais e descritivo. Nesse sentido, discutir o ensino de Geografia Física nesses cursos torna-se primordial, visto essas práticas docentes tem corroborado para uma falha na formação crítica de estudantes historicamente excluídos. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo refletir sobre os desafios e possibilidades do ensino de Geografia Física nos PVPs, considerando sua importância para uma educação significativa e cidadã. Esta pesquisa, que adota uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão de literatura e análise documental, considera que o ensino crítico e contextualizado da Geografia Física pode fortalecer o papel dos PVPs como territórios de transformação social, promovendo a consciência dos estudantes sobre seu lugar no mundo e seu potencial para intervir na realidade.

Biografia do Autor

Lucas Santos Daniel, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduando Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) na Faculdade de Formação de Professores (FFP). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da Geografia Física, riscos geomorfológicos, educação geográfica e ambiental, desastres naturais, epistemologia da Geografia. Atualmente é bolsista de graduação financiado pelo CETREINA/UERJ e atua como professor de Geografia no Pré-vestibular popular Nise da Silveira - Universidade Federal Fluminense (UFF).

Referências

CASTELLAR, S. M. V. A globalização: suas interpretações no ensino de geografia. In: CAVALCANTI, L. S. (org.). Temas da Geografia na escola básica. Campinas: Papirus Editora, 2016.

CAVALCANTI, L. S. Ensinar Geografia para a autonomia do pensamento: o desafio de superar dualismos pelo pensamento teórico crítico. In: IX Encontro nacional da ANPEGE, 9, Goiânia. Anais... Goiânia: Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2011.

CAVALCANTI, L.S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa. 2002.

DANIEL, L. S. O ensino da Geografia Física a partir da realidade vivida pelo estudante. In: PACHECO, J. T. R.; PACHECO, M. Z. (orgs). A Geografia: compreendendo as interações naturais e sociais na transformação do espaço terrestre. 1º ed. Ponta Grossa: Atena Editora, 2025.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 19. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

KAERCHER, N. A. Desafios e utopias no ensino de geografia. Santa Cruz do Sul (RS), EDUNISC, 1997.

MACÊDO, H. C. Refletindo sobre o espaço vivido: o lugar na construção dos conhecimentos geográficos. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 5, n. 10, p. 152-165, jul./dez., 2015.

MASSEY, D. A mente geográfica. GEOgraphia, v. 19, n. 40, p. 36 - 40, 5 out. 2017.

MORAIS, E. M. B. As temáticas físico-naturais como conteúdo de ensino da geografia escolar. In: CAVALCANTI, L. S. (org.). Temas da Geografia na escola básica. Campinas: Papirus Editora, 2016.

NASCIMENTO, A. Do direito à universidade à universalização de direitos: o movimento dos cursos pré-vestibulares populares e as políticas de ação afirmativa. Rio de Janeiro: Litteris, 2012.

SACRAMENTO, A. C. R. O estudo da cidade e do cidadão: a classe como intervenção didática para ensinar Geografia. Revista Geográfica de América Central, [S.l.], v. 1, n. 58, p. 101-123, 2017.

SANTOS, A. C. S. Pensando estratégias para o enfrentamento da evasão em pré-vestibulares populares: um estudo de caso na Maré – Rio de Janeiro/RJ. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia para o Desenvolvimento Social) - Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ, 2020.

SANTOS, R. E. N. Agendas & agências: a espacialidade dos movimentos sociais a partir do Pré-Vestibular para Negros e Carentes. 2006. 350f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2006.

STRAFORINI, R. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade mundo nos anos iniciais. São Paulo: Annablume, 2004.

THUM, C. Pré-vestibular público e gratuito: o acesso de trabalhadores à universidade. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2000.

VASCONCELOS, A. T. Pré-vestibulares populares: desafios políticos ao currículo e ensino de Geografia. 2015. 217f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2015.

VYGOTSKY, L. S. Construção do pensamento e linguagem: as raízes genéticas do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VYGOTSKY, L.S. 1998. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

ZAGO, Nadir. Cursos pré-vestibulares populares: limites e perspectivas. Perspectiva, Florianópolis, v. 26, n. 1, 149-174, jan./jun. 2008.

Downloads

Publicado

04-08-2025

Como Citar

Santos Daniel, L. (2025). O ensino de Geografia Física nos pré-vestibulares populares: educação significativa e formação cidadã. Território E Cidadania, 1(4). https://doi.org/10.70685/tc.v1i4.3871