“O território entre o rio e a floresta”: contribuições sobre a educação do campo e o ensino de geografia na amazônia ribeirinha
Palavras-chave:
Território ribeirinho, Educação do campo, Ensino de geografiaResumo
RESUMO
O artigo tem como objetivo analisar as diferentes dimensões do território ribeirinho, tanto material quanto imaterial, e seu significado na educação do campo, visando o fortalecimento da identidade dos que vivem no campo. Para a coleta de dados, foi utilizada a pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa. O método de análise adotado foi o Materialismo Histórico Dialético. Os resultados indicam que, no contexto da educação do campo, essas dimensões territoriais têm um impacto profundo nos estudantes ribeirinhos, que enfrentam um dilema complexo ao tentar se integrar ao contexto social mais amplo por meio da educação formal. A contribuição deste texto reside na discussão sobre como a integração dos conhecimentos tradicionais com o currículo formal pode valorizar as experiências e saberes locais. Assim, a combinação dos saberes tradicionais com o ensino formal de geografia enriquece o aprendizado, fortalecendo a conexão dos alunos com seu ambiente e sua cultura.
Palavras-chave: Território ribeirinho. educação do campo. ensino de geografia.
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