Projeto "ZinesLiteratura": fanzines como proposta metodológica para o Ensino de Geografia
Palavras-chave:
Ensino de Geograifa, Lugar, Material Didático, Fanzines, EducaçãoResumo
Este artigo propõe contribuições ao ensino de geografia, a partir de um relato de experiências do Projeto “ZinesLiteratura”. O projeto que vem atuando desde 2016 na produção de Fanzines como mídia alternativa, busca transmitir conhecimentos geográficos do lugar dos leitores, que articula uma metodologia de aproximação e construção de sujeito críticos, a partir da alfabetização geográfica. Neste texto, trazemos um resgate do contexto histórico do Fanzine no Brasil e em outras sociedades, além de abranger a discussão acerca da sua definição. O objetivo central é mostrar a evolução do projeto, bem como indicar quais são as contribuições para uma educação emancipatória a partir da produção de fanzines como material didático.
Referências
ANDRAUS, Gazy. Gênese, história e importância das publicações independentes do Brasil e do mundo: Os Fanzines e as Revistas Alternativas. In: Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho, nº 1, 2003 (Rio de Janeiro-RJ). Disponível em: < http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-nacionais/1o-encontro-2003-1>
ASSUMPÇÃO, D. J. Fernandes; PINA, E. Menezes; JUNIOR, J. C. P. de Souza. Fanzine como mídia alternativa: uma análise do cenário belemense. Revista ALTERJOR. São Paulo, V. 02, Ed. 04, Ano 02, p.1-19. 2011.
BORBA, Juliana Severino de. A confecção de fanzines como recurso didático no ensino de sociologia para ensino médio. 2015. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais), Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2015.
CALLAI, H. C.; CAVALCANTI, L. S.; CASTELLAR, S. M. V. Lugar e cultura urbana: um estudo comparativo de saberes docentes no Brasil. Terra Livre, v. 1, n. 28, p. 91-108, 2007.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos / Lana de Souza Cavalcanti. – Campinas, SP – Papirus, 1998. – (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
CAVALCANTI, Lana de Souza. O olhar geográfico em formação: Jovens Estudantes de Geografia e desafios urbanos contemporâneos. In: PAULA, A. F. de Assis, CAVALCANTI, Lana de Souza, PIRES, L. M. (Org.) Os Jovens e suas Espacialidades. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2016, p. 121-142.
CORRÊA, Roberto Lobato et al. O espaço urbano. São Paulo: Editora Ática, 1989.
HARVEY, D. 1992. Condição Pós-Moderna. São Paulo. Loyola.
LEITE, Adriana Filgueira. O lugar: duas acepções geográficas. Anuário do Instituto de Geociências, v. 21, p. 9-20, 1998.
RAMONE, Marcus. Há 50 anos: uma breve história do primeiro fanzine brasileiro. Universo HQ. 2015. Disponível em: < https://universohq.com/universo-paralelo/ha-50-anos-uma-breve-historia-do-primeiro-fanzine-brasileiro >.
ROCHA, Samir A. Geografia Humanista: história, conceitos e o uso da paisagem percebida como perspectiva de estudo. Editora UFPR, n. 13, p. 19-27, 2007, Curitiba.
PEREIRA, D. Paisagens, lugares e espaços: A geografia no ensino básico. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, n. 79, p. 9-21, 2003.
SANTOS, M. Por uma outra Globalização. Do pensamento único à consciência universal. São Paulo/Rio de janeiro: Record, 2001 (6ª edição).
TUAN, Yi-Fu. 1983. Espaço e Lugar. São Paulo. Difel.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.