PERSPECTIVAS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

A EXPERIÊNCIA DO PROJETO BIBLIOTECAS POPULARES EM ASSENTAMENTOS RURAIS DO RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62516/rfg.v5i1.3752

Palavras-chave:

Extensão, Bibliotecas Populares, Investigação-Ação-Participativa

Resumo

O presente texto tem o objetivo de refletir sobre as ações do projeto intitulado Bibliotecas Populares nos assentamentos rurais do Rio de Janeiro, através das contribuições teóricas de Paulo Freire acerca da extensão universitária e do método Investigação-Ação-Participativa desenvolvido por Orlando Fals Borda. Tal inquietação surge da necessidade de repensar o papel da universidade pública a ser desempenhado na sociedade brasileira contemporânea, diante de uma intensificação das disputas no campo ideológico nos últimos anos.

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Biografia do Autor

Paulo Roberto Raposo Alentejano, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ 

Igor Mendonça Ribeiro dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduando em Geografia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ)

Referências

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Publicado

2025-07-31

Como Citar

Alentejano, P. R. R., & Santos, I. M. R. dos. (2025). PERSPECTIVAS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO BIBLIOTECAS POPULARES EM ASSENTAMENTOS RURAIS DO RIO DE JANEIRO. Revista Fluminense De Geografia, 5(1). https://doi.org/10.62516/rfg.v5i1.3752

Edição

Seção

Artigos