MANGUEIRA VESTIBULAR – MV

ANÁLISE/AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE LEITURA DA PAISAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62516/rfg.v5i1.3750

Palavras-chave:

ensino de Geografia; paisagem, espaço, território, mangueira vestibulares.

Resumo

O presente Relato de Experiência, escrito nos anos 1990, teve por objetivo sistematizar teórico-metodológicamente o conjunto de atividades realizadas com os estudantes do pré-vestibular comunitário Mangueira Vestibulares, e, assim, servir de reflexão sobre a prática pedagógica e o ensino de Geografia destes jovens docentes. A publicação deste texto, reencontrado recentemente com o papel já amarelado, é o resgate de uma memória de amigos e uma homenagem ao professor Nahylson Rodrigues Brandão Marcelino falecido em 2006.

Nossa primeira atividade teve a intenção de introduzir/discutir a geografia como ciência que busca explicar/entender a sociedade analisando sua organização territorial. Metodologicamente, nosso ponto de partida é a leitura da paisagem, que constitui o nível mais aparente da organização espacial de uma determinada sociedade, mas que não se explica por si só, necessitando buscar níveis mais aprofundados de leitura que expliquem a própria constituição da paisagem.  Na verdade, metodologicamente, é um movimento permanente de ida e vinda, partindo do aparente (a paisagem), passando pelo nível intermediário da organização espacial, atingindo o nível mais profundo da essência da paisagem e da organização do espaço: a própria sociedade; e assim sucessivamente. Neste caminho, que parte do concreto e mergulha na busca de sua essência mais profunda e retorna ao concreto, temos a intenção de reproduzir o concreto no pensamento, de transformar o concreto em concreto pensado. Portanto, os conceitos de geografia, espaço e paisagem são introdutórios, no sentido da compreensão do que é e de como esta ciência se propõe a revelar/explicar/entender a sociedade.

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Biografia do Autor

Marcos Antônio Campos Couto, Seção Local Niterói

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1994) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP-UERJ campus São Gonçalo. Desde 2012 compõe o Colegiado do Programa de Pós Graduação em Geografia (Mestrado) da UERJ-FFP, dedicando-se a Linha de Pesquisa "Ensino de Geografia e Produção Social do Espaço". Diretor da Associação dos Geógrafos Brasileiros - seção Niterói (2021-2023). Em 2014 realizou Estágio de Pós Doutoramento na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, com o objetivo de propor uma didática da geografia na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Desde 2016 é Vice-Lider do Grupo do Estudo e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil e na América Latina - HISTEDBR BAIXADA FLUMINENSE do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Desde 2022 é membro do Grupos de Pesquisas sobre Ensino de Geografia e Formação Docente do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, livros didáticos, construção de conceitos científicos, pedagogia histórico-crítica, marxismo e produção social do espaço e formação de professores.

Nahylson Rodrigues Brandão Marcelino, UFPA

Professor de Geografia da Universidade Federal do Pará, falecido em 2006.

Paulo Roberto Raposo Alentejano, UERJ FFP

Professor do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ.

Referências

MARX, Karl. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858 - Esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2011.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política: Livro I: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.

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MOREIRA, Ruy. O que é geografia. São Paulo: Brasiliense. 2ª edição, 2010.

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Publicado

2025-07-31

Como Citar

Campos Couto, M. A., Brandão Marcelino, N. R., Diniz Lima Junior, L., & Raposo Alentejano, P. R. (2025). MANGUEIRA VESTIBULAR – MV: ANÁLISE/AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE LEITURA DA PAISAGEM. Revista Fluminense De Geografia, 5(1). https://doi.org/10.62516/rfg.v5i1.3750

Edição

Seção

Relatos de Experiência