MANGUEIRA VESTIBULAR – MV
ANÁLISE/AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE LEITURA DA PAISAGEM
DOI:
https://doi.org/10.62516/rfg.v5i1.3750Palavras-chave:
ensino de Geografia; paisagem, espaço, território, mangueira vestibulares.Resumo
O presente Relato de Experiência, escrito nos anos 1990, teve por objetivo sistematizar teórico-metodológicamente o conjunto de atividades realizadas com os estudantes do pré-vestibular comunitário Mangueira Vestibulares, e, assim, servir de reflexão sobre a prática pedagógica e o ensino de Geografia destes jovens docentes. A publicação deste texto, reencontrado recentemente com o papel já amarelado, é o resgate de uma memória de amigos e uma homenagem ao professor Nahylson Rodrigues Brandão Marcelino falecido em 2006.
Nossa primeira atividade teve a intenção de introduzir/discutir a geografia como ciência que busca explicar/entender a sociedade analisando sua organização territorial. Metodologicamente, nosso ponto de partida é a leitura da paisagem, que constitui o nível mais aparente da organização espacial de uma determinada sociedade, mas que não se explica por si só, necessitando buscar níveis mais aprofundados de leitura que expliquem a própria constituição da paisagem. Na verdade, metodologicamente, é um movimento permanente de ida e vinda, partindo do aparente (a paisagem), passando pelo nível intermediário da organização espacial, atingindo o nível mais profundo da essência da paisagem e da organização do espaço: a própria sociedade; e assim sucessivamente. Neste caminho, que parte do concreto e mergulha na busca de sua essência mais profunda e retorna ao concreto, temos a intenção de reproduzir o concreto no pensamento, de transformar o concreto em concreto pensado. Portanto, os conceitos de geografia, espaço e paisagem são introdutórios, no sentido da compreensão do que é e de como esta ciência se propõe a revelar/explicar/entender a sociedade.
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Referências
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