OS FANZINES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO X FALA PROFESSOR(A) RIO DE JANEIRO 2023

Authors

DOI:

https://doi.org/10.62516/rfg.v4i1.3229

Keywords:

Ensino de geografia, fanzine, linguagem gráfica, escola

Abstract

O diálogo com os professores e professoras de Geografia é fundamental para entendermos efetivarmos a Geografia que acreditamos no dia a dia da sala de aula uma geografia, que de fato, colabore para um projeto democrático de Brasil. O artigo tem como objetivo relatar a oficina O Uso de Fanzines no Ensino de Geografia que ocorreu no dia 6 de junho durante o X Encontro Estadual de Professores(as) de Geografia do Rio de Janeiro - Fala Professor(a) Rio de Janeiro 2023, realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Maracanã. A oficina com fanzines no ensino de geografia se destaca como recurso didático para discutir diferentes temáticas relacionadas a geografia na escola. Dessa forma os/as oficineiros/as não só tiveram oportunidade de serem apresentados ou ao tema, como aprofundar e discutir o uso do fanzine na escola, como também a oportunidade de construir fanzines voltados para o ensino de geografia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Clézio Dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Professor Associado II de Ensino de Geografia do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (DES/IM/UFRRJ), professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO/UFRRJ) e do Programa de Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ), líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (GEPEG/UFRRJ/CNPq) e sócio da AGB Rio de Janeiro

Jefferson Oliveira de Paula, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Licenciado em Geografia pelo Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (IMUFRRJ), mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO/UFRRJ), bolsista CAPES e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (GEPEG/UFRRJ/CNPq)

References

BARBOSA, A. S. Fanzines na Escola Pública: Motivando Alunos em Aula de Escrita em LE. Fortaleza, Universidade Estadual do Ceará, 2007.

FRANCO, F. P. Geografia e ensino: a elaboração de fanzines como possibilidade na construção do conhecimento. 2014. 271p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Porto Alegre/RS, 2014. 271p. Disponível em:<http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/108708/000949344.pdf?sequence=1> Acesso em 19 out. 2023.

____________________. Construindo Fanzines: reconhecendo os lugares dos alunos por meio da produção de textos e de imagens. 2010. Graduação (Bacharel em Geografia) – Pontifícia Universidade Católica (PUC), Porto Alegre/RS, 2010. 66p. Disponibilizado na Revista de Graduação da PUC/RS, vol. 4, nº1, 2011. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/8688/6138>. Acesso em 19 out. 2023.

GUIMARÃES, E. Fanzine. João Pessoa, Marca de Fantasia, 2005.

MAGALHÃES, Henrique. A nova onda dos fanzines. João Pessoa, Marca de Fantasia, 2004.

___________________. A Mutação Radical dos Fanzines. Anais. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM). Belo Horizonte, set. 2003. Disponível em: <http://intercom.locaweb.com.br/papers/congresso2003/ nucleos_np16.shtml>. Acesso

em: 19 out. 2023.

MUNIZ, C. (Org.). Fanzines: autoria, subjetividade e invenção de si. Fortaleza, UFC, 2010.

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: Princípios e Procedimentos. 4ª. Ed. São Paulo, Pontes, 2002.

REVOREDO, P. e ROQUE, J. P. A geografia e o fanzine contribuindo para a mudança da atual realidade de violência escolar. In GÓES, R. M. F. (Org.) Educando para sensibilidade: combate à violência e o preconceito na escola. Presidente Prudente, Departamento de Educação - FCT/UNESP, 2009. Disponível em: <http://www.unesp.br/prograd/ENNEP/Trabalhos%20em%20pdf%2020Encontro%20de%20Ensino/T17>.pdf. Acesso em 11/10/2015.

SANTOS, C. e SOUZA, F. S. Os fanzines como recurso didático no ensino médio nas aulas de geografia. Anais. III Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento. Taubaté, UNITAU, 2014.

SANTOS, C. Os fanzines da baixada fluminense no ensino de geografia como recurso didático: narrativas e grafias dos bairros. Revista Ciências Humanas, [S. l.], v. 13, n. 1, 2020. DOI: 10.32813/2179-1120.2020.v13.n1.a587. Disponível em: https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/587. Acesso em: 19 out. 2023.

SANTOS, D. M. dos. O fanzine como recurso didático pedagógico no ensino de geografia. Disponível em: <http://professorvirtual.org/site/wp-content/uploads/sites/2/2013/12/Fanzine-como-Recurso-Did%C3%A1tico-Pedag%C3%B3gico-no-Ensino-de-Geografia.pdf.> Acessado em 18/10/2023.

SANTOS NETO, E. O que são histórias em quadrinhos poético-filosóficas? Um olhar brasileiro. In Visualidades – Revista do Programa de Metrado em Cultura Visual da FAV/UFG. Vol.7, n.1, Jan./Jun. 2009 – Goiânia, UFG, 2009, pp.68-95.

SANTOS NETO, E. e SILVA, M. R. P. Histórias em Quadrinhos e Práticas Educativas. São Paulo, Criativo Santos Neto (2008), 2013. SOUZA, F. S. Os fanzines no ensino médio de geografia na Baixada Fluminense: uma prática interdisciplinar. In SANTOS, C. (Org.) Diálogos e Práticas Disciplinares, Interdisciplinares e Transdisciplinares no Ensino de Geografia na Escola Básica. Nova Iguaçu, IM/UFRRJ, 20015, pp.93-102.

Published

2024-04-16

How to Cite

Dos Santos, C., & Oliveira de Paula, J. (2024). OS FANZINES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO X FALA PROFESSOR(A) RIO DE JANEIRO 2023. Revista Fluminense De Geografia, 4(1), 70–85. https://doi.org/10.62516/rfg.v4i1.3229

Issue

Section

Relatos de Experiência