EXCLUSÃO E DIREITO À EDUCAÇÃO:
CONSIDERAÇÕES SOBRE A EXCLUSÃO NO COTIDIANO DA ESCOLA
Keywords:
Exclusão Social, Exclusão Escolar, Direito à Educação, Cotidiano EscolarAbstract
Este artigo foi produzido como conseqüência de leituras realizadas em disciplinas do curso de mestrado acadêmico em Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF e de reflexões que, inevitavelmente, surgiram durante as discussões sobre as teorias da exclusão e a produção escrita da dissertação, ainda em fase de elaboração. A proposta inicial foi a de retomar o conceito de exclusão defendido por alguns autores e acrescentar nossa visão sobre ele a partir de nossa experiência no cotidiano de escolas públicas em alguns municípios (São Gonçalo, Itaboraí e Teresópolis) do Estado do Rio de Janeiro. Em seguida, pretendemos analisar, ainda que brevemente, como os processos de exclusão, localizados no macroespaço da sociedade, se configuram no microespaço da escola. Por fim, delineamos algumas perspectivas de como lidar com esse problema social que se transformou também num problema educacional. A questão não se fecha aqui, pelo contrário, foram feitas algumas provocações.
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