IMPACTOS “SÓCIO-AMBIENTAIS”:
UMA REALIDADE NO BAIRRO DE JAPUÍBA, ANGRA DOS REIS - RJ
Keywords:
Japuíba - RJ, Identidade, ProblemasAbstract
Este trabalho tem como objetivo mostrar a construção do bairro de Japuíba, em Angra dos Reis, analisando de que forma a implantação dos projetos federais no município contribuiu para a constituição de seus problemas “sócio-ambientais”.
Downloads
References
BECKER, Bertha. Repensando a Questão Ambiental no Brasil a Partir da Geografia Política. In: LEAL, Maria do Carmo, SABROZA, Paulo Chagastelles et. al. (Orgs.). Saúde, Ambiente e Desenvolvimento. Uma Análise Interdisciplinar. vol. 1. São Paulo : Hucitec, 1992. pp. 127-152.
CAMPBELL, Tim. Desenvolvimento Urbano no Terceiro Mundo: Dilemas Ambientais e Pobres Urbanos. In: JEFFREY, Leonard H.(Org.). Meio Ambiente e Pobreza. Estratégias de Desenvolvimento para uma Agenda Comum. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992. pp. 183-206.
CARLOS, Ana Fani A. O Meio Ambiente Urbano e o Discurso Ecológico. In: Anais do Terceiro Encontro Nacional Sobre Meio Ambiente. Londrina: Associações dos Geógrafos Brasileiros, 1991, pp. 765-770.
__________. O Lugar no/do Mundo. São Paulo: Hucitec, 1996.
CLAVAL, Paul. Espaço e Poder. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.
COSTA, Rosalina M. Em Busca do Espaço Perdido; a Reconstrução das Identidades Espaciais do Bairro da Lapa da Cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1993. 216p. Dissertação de Mestrado em Geografia. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
HAESBAERT, Rogério. Des-territorialização e Identidade. A Rede “Gaúcha” no Nordeste. Niterói: EDUFF, 1997.
JAPUÍBA Poderá Ser Novo Núcleo Urbano de Angra. Jornal Presente, Angra dos Reis, 30 out. 1976, Ano I, n.12, p. 5.
LEANDRO, Aldo Gomes. Turismo, Imagem do Lugar e Competitividade na Globalização. Revista de Pós-graduação em Geografia USP, São Paulo, v.1, n.1, pp. 85-89, jun.1997.
MATTOS, Rogério Botelho. O Mundo Vivido por uma Comunidade Urbana: O Caso do Condomínio Residencial José de Alencar. Caderno de Geociências, IBGE, Rio de Janeiro, n.13, pp. 47-62, jan./mar. 1995.
NATRONTEC, Estudos e Engenharia de Processos Ltda. Terminal Aero-Rodo-Marítimo de Angra dos Reis - Relatório de Impacto Ambiental. Angra dos Reis, 1996.(mimeo).
PENNA, Maura. O Que Faz Ser Nordestino: Identidades Sociais, Interesses e o “Escândalo” Erundina. São Paulo: Cortez, 1992.
RIO DE JANEIRO (ESTADO), CENTRO DE INFORMAÇÕES E DADOS DO RIO DE JANEIRO, 1996, Anuário Estatístico do Estado do Rio de Janeiro, 1996, Rio de Janeiro, CIDE.
RODRIGUES, Arlete Moysés. Reflexões Sobre a Produção e Consumo do e no Espaço (Re)leituras do Território. Conjunto de Produção Acadêmica apresentado no Concurso de livre Docência em Geografia Humana e Econômica do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP, 1996.
RODRIGUES, Arlete Moysés. Produção e Consumo do e no Espaço - Problemática Ambiental Urbana. São Paulo: Hucitec , 1998.
ROSE, Gillian. Place and Identity: A Sense of Place. A Place in the World? New York : Oxford University, 1995.
SANTOS, Milton. O Espaço do Cidadão. São Paulo: Nobel, 1987.
SOUZA, Marcelo José Lopes de. O Desafio Metropolitano: um Estudo Sobre a Problemática Sócio-espacial nas Metrópoles Brasileiras, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
SPÓSITO, Maria Encarnação B. A Cidade e seus Territórios. In: BRASILEIROS, Associação dos Geógrafos. Anais do 5° Congresso Brasileiro de Geógrafos. Curitiba: UFPR, 1994, pp. 175-179.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. Levantamento Semidetalhado de Solos da Zona Ocupada em Angra dos Reis. Departamento de Solos. Rio de Janeiro, 1992. pp.1-95.
VIEIRA, Liszt. Constituição e Meio Ambiente. In: Ecologia e Política no Brasil. 2a edição. IUPERJ, 1992, pp. 141-162.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Fluminense de Geografia pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.