About the Journal
Foco e escopo da revista
A Revista Fluminense de Geografia é uma revista da Associação dos/as Geógrafos/as Brasileiros/as - AGB, seção local Niterói/RJ, divulgada por meio digital. É uma revista científica oriunda do Boletim Fluminense de Geografia, publicado pela primeira vez no ano de 1993. Inicialmente o Boletim, e posteriormente a Revista, tiveram suas edições em formato impresso, passando ao formato digital em 2005. Desde então, os números publicados passaram a ser neste formato. A Revista Fluminense é uma revista científica que busca abranger e articular sua divulgação nas diferentes escalas (local, regional, nacional e internacional), cujo objetivo é divulgar artigos, resenhas, ensaios, entrevistas, práticas pedagógicas, relatórios e sequências didáticas, relacionadas às diferentes áreas do conhecimento geográfico. Além disso, propõe-se publicizar produções artísticas como fotografias, poesias, desenhos e similares, desde que estabeleçam um diálogo com a referida área do conhecimento. Destina-se aos/às associados/as da AGB, aos docentes universitários e da educação básica, envolvidos/as diretamente com a prática educativa, aos estudantes da Geografia (graduação e pós) e aqueles/as que produzem pesquisas sobre as diferentes temáticas geográficas. E demais interessados no estudo do conhecimento geográfico.
A publicação das edições será semestral, com fluxo contínuo e poderá ser acrescida das chamadas de dossiês e cadernos temáticos específicos como edições especiais.
Serão aceitas para publicação na Revista Fluminense de Geografia os seguintes trabalhos:
- artigos científicos em geral com foco na Geografia;
- resenhas de livros, teses, dissertações, filmes e álbuns musicais associados à temática da revista;
- entrevistas;
- relatos de experiências;
- notas;
- produções artísticas como fotografias, poesias, desenhos e similares, desde que estabeleçam um diálogo com a referida área do conhecimento;
São aceitas contribuições nos seguintes idiomas: português, inglês e espanhol, desde que corresponda ao idioma original do(s) autor(es).
O conteúdo dos trabalhos é de inteira responsabilidade dos autores/as. A revista não cobra nenhum tipo de encargo dos autores/as ou leitores/as.
Compromisso Ético de Avaliação
A revista conta com um grupo de professores e pesquisadores de diversas áreas com diferentes processosxformativos.
Os originais submetidos à revista serão encaminhados para a comissão editorial, responsável pelo processo de avaliação. Caso haja necessidade, a comissão solicitará avaliação dos trabalhos por pares. Nesse caso os textos enviados aos avaliadores ad hoc, conforme a necessidade requerida pela temática, sem a identificação de autoria, como forma de garantir um parecer isento de qualquer influência. Após a avaliação, se aprovados, o material em seus diversos formatos serão encaminhadasxparaxaxpublicação.
O processo de seleção para a possível publicação dos textos, artigos, propostas didáticas e demais formatos envolve um prazo máximo de 180 dias a partir da data de submissão do autor.
Para tornar-se apto para publicação os textos, artigos, propostas didáticas ou demais formatos não podem ter recebido nenhum parecer que o rejeite, mas o material poderá ser publicado caso o parecer do avaliador requeira correções obrigatórias. Retorno aos autores: Após a avaliação, os materiais retornam aos autores para ciência e eventuais correções. Após feitas as correções, há duas conferências, uma feita pelo parecerista e outra pela comissão editorial, para a efetiva certificação que as correções solicitadas foram realizadas. O Editor e a Comissão Editorial finalizam a seleção e autorizam a publicação.
Periodicidade
São publicados dois números por ano na versão eletrônica - semestralmente em junho e dezembro.
Diretrizes para avaliação
As diretrizes para avaliação proporcionam um guia de critérios essencial para o julgamento da submissão e avaliar se está de acordo com as políticas e conteúdo da revista, assim como instruções especiais para preparar uma crítica eficaz, eficiente e construtiva. Ao realizar uma avaliação, estão disponíveis aos avaliadores dois campos de texto livre, o primeiro “para o autor e o editor” e o segundo “para o editor”. Opcionalmente, o Editor-Gerente pode criar FORMULÁRIOS DE AVALIAÇÃO. Em qualquer caso, os editores terão a opção de incluir as avaliações aos autores em suas comunicações.