OS FANZINES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO X FALA PROFESSOR(A) RIO DE JANEIRO 2023
DOI:
https://doi.org/10.62516/rfg.v4i1.3229Palavras-chave:
Ensino de geografia, fanzine, linguagem gráfica, escolaResumo
O diálogo com os professores e professoras de Geografia é fundamental para entendermos efetivarmos a Geografia que acreditamos no dia a dia da sala de aula uma geografia, que de fato, colabore para um projeto democrático de Brasil. O artigo tem como objetivo relatar a oficina O Uso de Fanzines no Ensino de Geografia que ocorreu no dia 6 de junho durante o X Encontro Estadual de Professores(as) de Geografia do Rio de Janeiro - Fala Professor(a) Rio de Janeiro 2023, realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Maracanã. A oficina com fanzines no ensino de geografia se destaca como recurso didático para discutir diferentes temáticas relacionadas a geografia na escola. Dessa forma os/as oficineiros/as não só tiveram oportunidade de serem apresentados ou ao tema, como aprofundar e discutir o uso do fanzine na escola, como também a oportunidade de construir fanzines voltados para o ensino de geografia.
Downloads
Referências
BARBOSA, A. S. Fanzines na Escola Pública: Motivando Alunos em Aula de Escrita em LE. Fortaleza, Universidade Estadual do Ceará, 2007.
FRANCO, F. P. Geografia e ensino: a elaboração de fanzines como possibilidade na construção do conhecimento. 2014. 271p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Porto Alegre/RS, 2014. 271p. Disponível em:<http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/108708/000949344.pdf?sequence=1> Acesso em 19 out. 2023.
____________________. Construindo Fanzines: reconhecendo os lugares dos alunos por meio da produção de textos e de imagens. 2010. Graduação (Bacharel em Geografia) – Pontifícia Universidade Católica (PUC), Porto Alegre/RS, 2010. 66p. Disponibilizado na Revista de Graduação da PUC/RS, vol. 4, nº1, 2011. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/8688/6138>. Acesso em 19 out. 2023.
GUIMARÃES, E. Fanzine. João Pessoa, Marca de Fantasia, 2005.
MAGALHÃES, Henrique. A nova onda dos fanzines. João Pessoa, Marca de Fantasia, 2004.
___________________. A Mutação Radical dos Fanzines. Anais. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM). Belo Horizonte, set. 2003. Disponível em: <http://intercom.locaweb.com.br/papers/congresso2003/ nucleos_np16.shtml>. Acesso
em: 19 out. 2023.
MUNIZ, C. (Org.). Fanzines: autoria, subjetividade e invenção de si. Fortaleza, UFC, 2010.
ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: Princípios e Procedimentos. 4ª. Ed. São Paulo, Pontes, 2002.
REVOREDO, P. e ROQUE, J. P. A geografia e o fanzine contribuindo para a mudança da atual realidade de violência escolar. In GÓES, R. M. F. (Org.) Educando para sensibilidade: combate à violência e o preconceito na escola. Presidente Prudente, Departamento de Educação - FCT/UNESP, 2009. Disponível em: <http://www.unesp.br/prograd/ENNEP/Trabalhos%20em%20pdf%2020Encontro%20de%20Ensino/T17>.pdf. Acesso em 11/10/2015.
SANTOS, C. e SOUZA, F. S. Os fanzines como recurso didático no ensino médio nas aulas de geografia. Anais. III Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento. Taubaté, UNITAU, 2014.
SANTOS, C. Os fanzines da baixada fluminense no ensino de geografia como recurso didático: narrativas e grafias dos bairros. Revista Ciências Humanas, [S. l.], v. 13, n. 1, 2020. DOI: 10.32813/2179-1120.2020.v13.n1.a587. Disponível em: https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/587. Acesso em: 19 out. 2023.
SANTOS, D. M. dos. O fanzine como recurso didático pedagógico no ensino de geografia. Disponível em: <http://professorvirtual.org/site/wp-content/uploads/sites/2/2013/12/Fanzine-como-Recurso-Did%C3%A1tico-Pedag%C3%B3gico-no-Ensino-de-Geografia.pdf.> Acessado em 18/10/2023.
SANTOS NETO, E. O que são histórias em quadrinhos poético-filosóficas? Um olhar brasileiro. In Visualidades – Revista do Programa de Metrado em Cultura Visual da FAV/UFG. Vol.7, n.1, Jan./Jun. 2009 – Goiânia, UFG, 2009, pp.68-95.
SANTOS NETO, E. e SILVA, M. R. P. Histórias em Quadrinhos e Práticas Educativas. São Paulo, Criativo Santos Neto (2008), 2013. SOUZA, F. S. Os fanzines no ensino médio de geografia na Baixada Fluminense: uma prática interdisciplinar. In SANTOS, C. (Org.) Diálogos e Práticas Disciplinares, Interdisciplinares e Transdisciplinares no Ensino de Geografia na Escola Básica. Nova Iguaçu, IM/UFRRJ, 20015, pp.93-102.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Clézio Dos Santos, Jefferson Oliveira de Paula
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Fluminense de Geografia pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.