OS FANZINES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO X FALA PROFESSOR(A) RIO DE JANEIRO 2023

Autores

Palavras-chave:

Ensino de geografia, fanzine, linguagem gráfica, escola

Resumo

O diálogo com os professores e professoras de Geografia é fundamental para entendermos efetivarmos a Geografia que acreditamos no dia a dia da sala de aula uma geografia, que de fato, colabore para um projeto democrático de Brasil. O artigo tem como objetivo relatar a oficina O Uso de Fanzines no Ensino de Geografia que ocorreu no dia 6 de junho durante o X Encontro Estadual de Professores(as) de Geografia do Rio de Janeiro - Fala Professor(a) Rio de Janeiro 2023, realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Maracanã. A oficina com fanzines no ensino de geografia se destaca como recurso didático para discutir diferentes temáticas relacionadas a geografia na escola. Dessa forma os/as oficineiros/as não só tiveram oportunidade de serem apresentados ou ao tema, como aprofundar e discutir o uso do fanzine na escola, como também a oportunidade de construir fanzines voltados para o ensino de geografia.

Biografia do Autor

Clézio Dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Professor Associado II de Ensino de Geografia do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (DES/IM/UFRRJ), professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO/UFRRJ) e do Programa de Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ), líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (GEPEG/UFRRJ/CNPq) e sócio da AGB Rio de Janeiro

Jefferson Oliveira de Paula, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Licenciado em Geografia pelo Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (IMUFRRJ), mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO/UFRRJ), bolsista CAPES e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (GEPEG/UFRRJ/CNPq)

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Publicado

2024-04-16

Como Citar

Dos Santos, C., & Oliveira de Paula, J. (2024). OS FANZINES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO X FALA PROFESSOR(A) RIO DE JANEIRO 2023. Revista Fluminense De Geografia, 4(1). Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/revista-fluminense/article/view/3229

Edição

Seção

Relatos de Experiência