EXCLUSÃO E DIREITO À EDUCAÇÃO:

CONSIDERAÇÕES SOBRE A EXCLUSÃO NO COTIDIANO DA ESCOLA

Autores

  • Julia Pereira Marques da Silva Professora de Língua Portuguesa da rede pública (estadual e municipal) de ensino fundamental e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense - UFF

Palavras-chave:

Exclusão Social, Exclusão Escolar, Direito à Educação, Cotidiano Escolar

Resumo

Este artigo foi produzido como conseqüência de leituras realizadas em disciplinas do curso de mestrado acadêmico em Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF e de reflexões que, inevitavelmente, surgiram durante as discussões sobre as teorias da exclusão e a produção escrita da dissertação, ainda em fase de elaboração. A proposta inicial foi a de retomar o conceito de exclusão defendido por alguns autores e acrescentar nossa visão sobre ele a partir de nossa experiência no cotidiano de escolas públicas em alguns municípios (São Gonçalo, Itaboraí e Teresópolis) do Estado do Rio de Janeiro. Em seguida, pretendemos analisar, ainda que brevemente, como os processos de exclusão, localizados no macroespaço da sociedade, se configuram no microespaço da escola. Por fim, delineamos algumas perspectivas de como lidar com esse problema social que se transformou também num problema educacional. A questão não se fecha aqui, pelo contrário, foram feitas algumas provocações.

Biografia do Autor

Julia Pereira Marques da Silva, Professora de Língua Portuguesa da rede pública (estadual e municipal) de ensino fundamental e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense - UFF

Possui graduação em Letras Português Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994). Especialização em Língua Portuguesa - Visão Discursiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Mestrado em Educação - Cotidiano Escolar pela Universidade Federal Fluminense (2003). Atualmente é professor docente I do Governo do Estado do Rio de Janeiro, professora docente da Prefeitura Municipal de Itaboraí e professora docente do Instituto GayLussac. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: cotidiano escolar, exclusão escolar, cotidiano escolar e exclusão e direito à educação e exclusão.

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Publicado

2021-07-10

Como Citar

Silva, J. P. M. da. (2021). EXCLUSÃO E DIREITO À EDUCAÇÃO: : CONSIDERAÇÕES SOBRE A EXCLUSÃO NO COTIDIANO DA ESCOLA. Revista Fluminense De Geografia, 1(2). Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/revista-fluminense/article/view/2172

Edição

Seção

Espaço de Diálogo