JORNAL NA ESCOLA: PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS EM ESCOLAS PÚBLICAS

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DOI:

https://doi.org/10.62516/rfg.v4i1.2970

Palavras-chave:

jornal escolar

Resumo

RESUMO

 

      Trata-se de protótipo para implementação de jornal digital em colégios públicos localizados no Estado do Rio de Janeiro, por meio da realização de Oficinas baseadas em enquete sobre hábitos de leitura de jornal. O veículo de comunicação na escola permite a exploração e o desenvolvimento de competências de diferentes gêneros textuais e multimodais requeridas pela BNCC. O projeto recebeu aporte teórico de Célestin Freinet, que ressalta a importância do texto livre como expressão crítica do aluno, propiciando seu engajamento em questões sociais. O jornal escolar destaca-se por seu papel formador de leitores e escritores ativos e críticos.

 

Palavras-chave: Jornal Escolar. Gêneros textuais e multimodais. Leitores e Escritores ativos e críticos.    

 

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Biografia do Autor

Aparecida Maria Peres Mainenti, Colégio Pedro II

APARECIDA MARIA PERES MAINENTI

Graduada em Letras (Português-Literatura) pela Faculdade Souza Marques e em Pedagogia pela UFRJ; Especialista em Saúde Mental e Desenvolvimento Infanto Juvenil pela Santa Casa de Misericórdia/RJ (CESANTA) e Mestranda do Mestrado Profissional de Práticas da Educação Básica do Colégio Pedro II. Atua como docente na rede pública do Estado do Rio de Janeiro, em curso de Formação de Professores na Modalidade Normal.

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Publicado

2024-04-16

Como Citar

Ferreira, karoline, & Peres Mainenti, A. M. (2024). JORNAL NA ESCOLA: PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS EM ESCOLAS PÚBLICAS. Revista Fluminense De Geografia, 4(1), 86–105. https://doi.org/10.62516/rfg.v4i1.2970

Edição

Seção

Relatos de Experiência