A construção do pensamento geográfico do professor e sua relação com o livro didático

Autores

  • Carina Copatti Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Resumo

A compreensão de como o pensamento geográfico é construído possibilita ao professor estabelecer relações entre o conhecimento específico da ciência geográfica, sua especificidade escolar, com o livro didático. Nesse sentido, no presente artigo busca-se refletir sobre como o pensamento geográfico foi estruturado e, a partir dele, que fundamentos alicerçam a prática dos professores, o que é específico à geografia escolar, e sua relação com o livro didático. Para tanto, tem centralidade na seguinte questão: De que maneira o pensamento geográfico é construído e a partir de que elementos os professores embasam sua prática de ensino na geografia escolar frente à relação com o livro didático? Está estruturado considerando a relação entre o campo teórico e empírico, com base em uma pesquisa com um grupo de professores de Geografia como ponto inicial de debate, ancorando as interpretações na Análise de Conteúdo, proposta por Laurence Bardin (2011).

Biografia do Autor

Carina Copatti, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Graduanda em Pedagogia pela Uninter. Graduada em Geografia e Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora da rede municipal de ensino de Charrua-RS. Integrante do grupo de Pesquisa “Ensino e Metodologias em Geografia e Ciências Sociais” (UNIJUI) e colaboradora no grupo de Pesquisa “Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Políticas Educacionais” (PPGEdu-UPF). Atuou como avaliadora de livros didáticos no Programa Nacional de Livros Didáticos do Brasil - PNLD 2017, PNLD 2018 e PNLD 2019 – área de Geografia. Endereço eletrônico: c.copatti@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2019-05-22

Como Citar

COPATTI, C. A construção do pensamento geográfico do professor e sua relação com o livro didático. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 51, p. 325–355, 2019. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1534. Acesso em: 26 abr. 2024.