FORMAÇÃO CIDADÃ EM PERSPECTIVA DOS ESTUDOS DO TERRITÓRIO COMO POTENCIAL PEDAGÓGICO. CASO: PUI-NOR, MEDELLÍN, COLÔMBIA (FOCET)

Autores

  • Alberto L. Gutiérrez T. Universidad de Antioquia

Palavras-chave:

educação geográfica, potencial pedagógico, cidadania, formação cidadã, território, estudos do território

Resumo

Os nexos entre o potencial pedagógico do território e dos estudos do território, de um lado e, a formação cidadã por outro, constituem - se no eixo da pesquisa qualitativa que se apresenta. O propósito investigativo é constituir teórica e metodologicamente, a formação cidadã que requere o projeto político democrático, desde as potencialidades heurísticas do território e dos estudos do território, em perspectiva de contribuir desde as praticas educativas, a os debates vigentes na educação básica e media, em particular, na educação geográfica, em tanto se procura ampliar seus saberes e conceptos básicos; adicionalmente, o texto tem como finalidade dar conta duma pesquisa aplicada ao caso colombiano que, por suas particularidades, bem poderia alimentar exercícios similares nos países, grupos de pesquisa e pesquisadores da REDLADGEO. Desde o campo teórico, aporta a concepção do cidadão territorial { Gutierrez, 2008; 2009); e, desde o cenário pratico, ilustra as potencialidades pedagógicas para formar cidadãos de acordo com a teoria dos processos conscientes (Alvarez de Zayas, 1998; 1999).

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Publicado

2017-05-18

Como Citar

Gutiérrez T., A. L. (2017). FORMAÇÃO CIDADÃ EM PERSPECTIVA DOS ESTUDOS DO TERRITÓRIO COMO POTENCIAL PEDAGÓGICO. CASO: PUI-NOR, MEDELLÍN, COLÔMBIA (FOCET). Boletim Paulista De Geografia, (89), 11–32. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/789

Edição

Seção

Artigos