FORMAÇÃO CIDADÃ EM PERSPECTIVA DOS ESTUDOS DO TERRITÓRIO COMO POTENCIAL PEDAGÓGICO. CASO: PUI-NOR, MEDELLÍN, COLÔMBIA (FOCET)
Palavras-chave:
educação geográfica, potencial pedagógico, cidadania, formação cidadã, território, estudos do territórioResumo
Os nexos entre o potencial pedagógico do território e dos estudos do território, de um lado e, a formação cidadã por outro, constituem - se no eixo da pesquisa qualitativa que se apresenta. O propósito investigativo é constituir teórica e metodologicamente, a formação cidadã que requere o projeto político democrático, desde as potencialidades heurísticas do território e dos estudos do território, em perspectiva de contribuir desde as praticas educativas, a os debates vigentes na educação básica e media, em particular, na educação geográfica, em tanto se procura ampliar seus saberes e conceptos básicos; adicionalmente, o texto tem como finalidade dar conta duma pesquisa aplicada ao caso colombiano que, por suas particularidades, bem poderia alimentar exercícios similares nos países, grupos de pesquisa e pesquisadores da REDLADGEO. Desde o campo teórico, aporta a concepção do cidadão territorial { Gutierrez, 2008; 2009); e, desde o cenário pratico, ilustra as potencialidades pedagógicas para formar cidadãos de acordo com a teoria dos processos conscientes (Alvarez de Zayas, 1998; 1999).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.