Explorando os caminhos da educação geográfica e desvendando os desafios da formação de professores em Geografia

uma análise crítica de “A ordem do bem ensinar”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61636/bpg.v1i114.3501

Palavras-chave:

Geografia, Formação de professores, Ensino, Educação, Resenha

Resumo

A obra "A Ordem do Bem Ensinar: Livro para Professores de Geografia (1925 a 2014)" de Janete Regina de Oliveira é uma contribuição inestimável para compreender o ensino de Geografia ao longo de quase um século. Oliveira, uma respeitada pesquisadora e professora brasileira, apresenta uma análise profunda e abrangente das práticas educativas e das mudanças no ensino de Geografia no Brasil. Sua abordagem meticulosa e detalhada contextualiza as transformações sociais, políticas e educacionais que influenciaram o ensino dessa disciplina. A obra destaca-se pela sua objetividade, clareza e visão crítica, oferecendo insights valiosos para educadores e pesquisadores interessados na evolução do ensino de Geografia. A obra é uma referência indispensável para promover práticas pedagógicas mais eficazes e contextualizadas, demonstrando o compromisso da autora com a melhoria do ensino de Geografia no Brasil."

Biografia do Autor

Marco Túlio da Cunha Silva Moreira Moreira, Universidade Federal de Viçosa

Atualmente, discente do Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGEO-UFV), graduado em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação (GEPPFOR - UFV). Tive experiências como, estagiário do laboratório de Geografia e Educação (LAGE - DGE - UFV, também, ex-estagiário no Colégio de Aplicação COLUNI (CAp - COLUNI - UFV), além , disso, ex-residente do núcleo de Geografia do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal de Viçosa, coordenado pelas CAPES (RPGEO - UFV) e ex-estagiário na Secretária de Educação da Prefeitura Municipal de Viçosa (PMV). Tenho experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia, Ensino, Ensino de Geografia, Educação, Gênero e Sexualidade.

Referências

OLIVEIRA, Janete Regina de. A ordem do bem ensinar: livro para professores de Geografia (1925 a 2014). 1°. ed. Curitiba: Appris, 2023. p. 17-179.

Arquivos adicionais

Publicado

31-10-2025

Como Citar

Moreira, M. T. da C. S. M. (2025). Explorando os caminhos da educação geográfica e desvendando os desafios da formação de professores em Geografia: uma análise crítica de “A ordem do bem ensinar” . Boletim Paulista De Geografia, 1(114), 247–250. https://doi.org/10.61636/bpg.v1i114.3501

Edição

Seção

Resenhas