Explorando os caminhos da educação geográfica e desvendando os desafios da formação de professores em Geografia

uma análise crítica de “A ordem do bem ensinar”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61636/bpg.v1i114.3501

Palabras clave:

Geografia, Formação de professores, Ensino, Educação, Resenha

Resumen

A obra "A Ordem do Bem Ensinar: Livro para Professores de Geografia (1925 a 2014)" de Janete Regina de Oliveira é uma contribuição inestimável para compreender o ensino de Geografia ao longo de quase um século. Oliveira, uma respeitada pesquisadora e professora brasileira, apresenta uma análise profunda e abrangente das práticas educativas e das mudanças no ensino de Geografia no Brasil. Sua abordagem meticulosa e detalhada contextualiza as transformações sociais, políticas e educacionais que influenciaram o ensino dessa disciplina. A obra destaca-se pela sua objetividade, clareza e visão crítica, oferecendo insights valiosos para educadores e pesquisadores interessados na evolução do ensino de Geografia. A obra é uma referência indispensável para promover práticas pedagógicas mais eficazes e contextualizadas, demonstrando o compromisso da autora com a melhoria do ensino de Geografia no Brasil."

Biografía del autor/a

Marco Túlio da Cunha Silva Moreira Moreira, Universidade Federal de Viçosa

Atualmente, discente do Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGEO-UFV), graduado em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação (GEPPFOR - UFV). Tive experiências como, estagiário do laboratório de Geografia e Educação (LAGE - DGE - UFV, também, ex-estagiário no Colégio de Aplicação COLUNI (CAp - COLUNI - UFV), além , disso, ex-residente do núcleo de Geografia do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal de Viçosa, coordenado pelas CAPES (RPGEO - UFV) e ex-estagiário na Secretária de Educação da Prefeitura Municipal de Viçosa (PMV). Tenho experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia, Ensino, Ensino de Geografia, Educação, Gênero e Sexualidade.

Citas

OLIVEIRA, Janete Regina de. A ordem do bem ensinar: livro para professores de Geografia (1925 a 2014). 1°. ed. Curitiba: Appris, 2023. p. 17-179.

Archivos adicionales

Publicado

2025-10-31

Cómo citar

Moreira, M. T. da C. S. M. (2025). Explorando os caminhos da educação geográfica e desvendando os desafios da formação de professores em Geografia: uma análise crítica de “A ordem do bem ensinar” . Boletim Paulista De Geografia, 1(114), 247–250. https://doi.org/10.61636/bpg.v1i114.3501

Número

Sección

Resenhas