MEMÓRIAS CAMPONESAS POR TERRA NO GOVERNO MILITAR

MIGRANTES DO ALTO URUGUAI, RS AO PROJETO TERRANOVA, NA AMAZÔNIA MATO-GROSSENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61636/bpg.v1i112.3234

Palavras-chave:

Migrantes; Camponeses; Ocupação da Amazônia; Projeto Terranova.

Resumo

O assentamento de camponeses gaúchos pobres na Amazônia mato-grossense é tema deste estudo que tem como objetivo analisar sua fixação e adaptação em espaço desconhecido. A fim de alocá-los, o governo federal propôs o Projeto Terranova, MT, distante mais de 2.000 km do Rio Grande do Sul, espaço com clima e solo totalmente diferentes das terras sulinas, demonstrando o desconhecimento governamental da precária realidade do local escolhido. A fim de entender como e por que aconteceu essa migração, dialogamos com um grupo de 12 famílias participantes do Projeto, por terem sido expulsas das Terras Indígenas de Guarita, Tenente Portela, Nonoai e Cacique Doble, situadas no Alto Uruguai, RS. A partir das memórias, ancoradas em referenciais teóricos sobre as políticas agrária e agrícola, problematizam-se pontos sobre a migração e o processo de adaptação e fixação no novo local, enfatizando-se saberes e práticas que compuseram a vida coletiva. Como pano de fundo, explanaram-se os interesses políticos e econômicos nacionais do Estado e capital que interferiram sobremaneira na história de vida e morte de comunidades inteiras e alteraram o bioma Amazônia, configurando intensas transformações socioambientais.

Biografia do Autor

José Aldair Pinheiro, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso

Doutor em Ciências Ambientais / História Ambiental (UNEMAT); É Mestre em Ciências Ambientais / Linha de pesquisa em Educação Ambiental (UNEMAT), Especialização em Educação a Distância (UFMT) e Didática do Ensino Superior (IVE), graduação em Filosofia (UCDB). Atualmente é professor titular da rede estadual de educação do Estado de Mato Grosso. Atuou como professor formador no CEFAPRO (Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica; Professor na UNIC - Universidade de Cuiabá - Campus de Sinop; Professor na UNEMAT - Universidade dos Estado de Mato Grosso; Tem experiência na área de Filosofia,  História e Ciências Ambientais

Aumeri Carlos Bampi, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela USC, Espanha. Possui pós-doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Docente da Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem e dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e Geografia (PPGGEO) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Almir Arantes, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Londrina (1986), mestrado em Historia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop. Atua nas seguintes temáticas: metodologia de pesquisa, pesquisa educacional, desenvolvimento regional, políticas públicas.

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Publicado

2024-07-10

Como Citar

Pinheiro, J. A., Bampi, A. C., & Arantes, A. (2024). MEMÓRIAS CAMPONESAS POR TERRA NO GOVERNO MILITAR: MIGRANTES DO ALTO URUGUAI, RS AO PROJETO TERRANOVA, NA AMAZÔNIA MATO-GROSSENSE. Boletim Paulista De Geografia, 1(112), 357–383. https://doi.org/10.61636/bpg.v1i112.3234