O ENSINO DE GEOGRAFIA DA ÁFRICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.61636/bpg.v1i111.3091Palavras-chave:
Geografia da África, Lei n0 10.639, Currículo de GeografiaResumo
A aprovação da Lei n0 10.639/2003 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira (DCNERER) teve implicações em todos os níveis de ensino e em especial nas Instituições de Ensino Superior (IES), devido ao seu papel na formação inicial e continuada de professores. O objetivo do presente trabalho é fazer uma análise da inserção da questão étnico-racial na educação superior a partir das disciplinas de Geografia da África presentes nos currículos dos cursos de licenciatura tendo em vista as determinações da Resolução n0 01/2004, que institui as DCNERER. Nossa pesquisa teve como recorte de análise os cursos de Geografia das universidades federais, IES reconhecidas por sua relevância no ensino, na pesquisa e extensão. Para alcançarmos nossos objetivos solicitamos e analisamos os programas das disciplinas que abordam a temática e que constam dos Projetos Pedagógicos de Curso das referidas instituições. Inicialmente pudemos constatar um aumento no número de disciplinas que abordam a Geografia da África nos últimos 20 anos, no entanto esses conteúdos são quase sempre optativos, o que no nosso entendimento dificulta o alcance do objetivo posto pela Lei n0 10.639/2003.
Referências
ARAÚJO, Leonor Franco. A Lei 10.639/2003 e sua maior idade. Há o que se comemorar? Revista Docência e Cibercultura. Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 279 mai./ago. 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/57479. Acesso em: 15 mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.57479
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso 10 mai. 2023.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm. Acesso em: 15 mai. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Plano nacional de implementação das diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília, 2013. 104 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10098-diretrizes-curriculares&Itemid=30192. Acesso em: 12 mai. 2023.
CIRQUEIRA, Diogo Marçal. As inscrições da racialidade no pensamento geográfico (1880-1930). 2015. 222f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói.
CRUZ, Valter do Carmo. Geografia e pensamento descolonial: notas sobre um diálogo necessário para a renovação do pensamento crítico. In: CRUZ, Valter do Carmo; OLIVEIRA, Denilson Araujo de. (Org.). Geografia e Giro Descolonial: experiências, ideias e horizontes de renovação do pensamento crítico. 1ª. Edição. Rio de Janeiro. Letra Capital; 2017. Disponível em: https://www.academia.edu/41495108/Geografia_e_giro_descolonial_experi%C3%Aancias_ideias_e_horizontes_de_renova%C3%A7%C3%A3o_do_pensamento_cr%C3%ADtico. Acessado em: 19 jun. 2023.
DIAS, Lucimar Rosa. “Quantos passos já foram dados? A questão de raça nas leis educacionais – da LDB de 1961 à lei 10.639/03 de 2003”. In: Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. História da educação do negro e outras histórias. Brasília, SECAD/ UNESCO, 2005, p. 49- 62. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5935447/mod_resource/content/1/LucimarRosa.pdf. Acessado em: 08 mai. 2023.
GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem fronteiras, v.12, nº.1. jan./abr. 2012, p. 98-109, Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss1articles/gomes.pdf. Acessado em 08 jun. 2023.
QUIJANO. Aníbal. “O que é essa tal de raça?”. In: Santos, Renato Emerson dos (Org.) Diversidade, Espaço e Relações Étnico-Raciais: o Negro no Ensino de Geografia. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2007.
RATTS, Alex. A questão étnica e/ou racial no espaço: a diferença no território e a geografia. Boletim Paulista de Geografia, nº 104, jul.-dez. 2020. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/2134/1624. Acesso em: 18 jan. 2022.
RATTS, A. J. P. et al. Representações da África e da população negra nos livros didáticos de geografia. Revista da Casa da Geografia de Sobral, Sobral, v. 8, n. 1, p. 45-59, 2006. Disponível em: https://rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/89. Acessado em: 25 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.893
SANTOS, Sales Augusto dos. Uma Contribuição Crítica ao “Ensino da Educação das Relações Étnico-Raciais” nas Ciências Sociais. Revista TOMO, São Cristóvão, Sergipe, Brasil, n. 35, p. 251-292, jul./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.21669/tomo.v0i35.10854
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3 ed.. Belo Horizonte: Autentica, 2010. 156p.
WEDDRBURN, Carlos Moore. Novas Bases para o Ensino de História da África no Brasil. In.: Educação Anti‐Racista: caminhos abertos pela Lei Federal n. 10.639/2003. Brasília: MEC/SECAD, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.